• 2 de Julho de 2024

Endereço: Córrego das Perobas, Zona Rural, Ibatiba,ES

Localidade: Córrego das Perobas

Santa Luzia

Nossa comunidade começou, com a iniciativa da Dona Neuza em novembro de 1986 convidando o povo para se juntar e formar uma comunidade no córrego, no início realizava-se o Círculo Bíblico e a reza do terço na Escola.

No dia 22 de fevereiro de 1986 foi realizada a 1° celebração pelo senhor Julio, muitas pessoas participavam. No dia 16 de setembro de 1986 foi realizada a 1° Missa feita pelo Padre Mauri ainda na escola. Algum tempo depois o Sr. Nicanor dou o terreno para ser construída a Igreja, a comunidade recebeu o nome de Santa Luzia, a escolha se deu através de votação, pois um membro da comunidade queria São Francisco pela sua história e outro Santa Luzia devido à sua devoção, e o povo escolheu Santa Luzia como a Padroeira.

A 1° Missa realizada na Igreja foi pelo Padre Edson, com a Igreja apenas entijolada e tampada. Padre Rogério celebrou a 1° missa na Igreja pronta. Na época eram realizadas muitas festas na comunidade, em uma delas tivemos um fato muito curioso, que foi o bingo de um garrote correr na mesma noite três vezes. Tivemos muitos momentos alegres, como ter a honra de receber o Bispo Dom Luiz que celebrou uma Missa em setembro de 1993 realizando quatro batizados e o momento mais importante e feliz foi a Missa realiza da pelo Padre Gilberto para celebrar a chegada do Santíssimo no dia 30 de Maio de 1998.

Também tivemos desafios como conscientizar o povo a formar a comunidade a se unir, tristezas como a perda de membros para outra religião, mas não podemos nos esquecer da ajuda que obtivemos para a construção da Igreja, conseguir os bancos e na mão de obra, pois todos ajudaram como podiam. Nesse meio tempo que se passou, muitos Párocos participaram da nossa Paróquia, Padre Evaldo, Padre Antônio da Luz, Padre Sebastião, Padre Marconi e conosco hoje Padre Joel de Jesus, cada um ajudando e nos mostrando o caminho que nos leva a Deus, deixando sua marca, com seu jeito de ser e ensinar.

E hoje com grande alegria podemos contar e relembrar um pouco da nossa história, para que jamais se perca e que tantos outros conheçam.

Nossa Comunidade Santa Luzia fica localizada no Córrego Perobas no município de Ibatiba, temos 37 famílias católicas tendo de 03 a 04 pessoas por família dando um total de 130 pessoas. Não se faz necessário abrir uma nova comunidade no Córrego, pois giramos em torno de 35 a 50 pessoas por celebração entre crianças, jovens, adultos e idosos, todos moramos perto, devido que o Córrego não é tão grande e as outras comunidades são próximas abrangendo toda a nossa região, como Nossa Senhora das Graças que fica no Córrego Cambraia, Cafarnaum também tendo como Padroeira Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida no Córrego Perdido e São Bom Jesus na Barra Grande que pertence a Paróquia de Iúna, nossas vizinhas muito queridas.

Já visitamos quase todas as comunidades da Paróquia e também já realizamos visitas em comunidades de outra Paróquia, já tivemos a alegria de receber muitas comunidades da nossa Paróquia, e recebemos 05 comunidades da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de Iúna, sempre acolhemos todos muito bem, pois é uma alegria para nós receber nossos irmãos na casa do Pai.

Nossas estradas estão em boas condições, nossas moradias também são boas. Temos no Córrego uma Escola facilitando assim a educação das crianças. Não temos um médico que atende na comunidade, por não haver um Posto de Saúde no Córrego, temos que ir até a cidade para realizar consultas e exames. Quanto à segurança é precária devido ser zona rural não há policiamento nas estradas. A Associação de Moradores esta sendo formada agora.

Nossa Comunidade é muita animada, pois sabemos que não estamos sozinhos, podemos sempre contar um com outro, no mês de maio temos a barraquinha, onde nos reunimos, confraternizamos e nos divertimos. Como em qualquer lugar enfrentamos desafios, como à falta de verba, mas jamais desanimamos, pois temos muito que agradecer a Deus, a vida que Ele nos dá, aos amigos a nossa comunidade e sempre pedimos para que nos fortaleça na fé, na união nos dando a paz para seguirmos o caminho nos leva a salvação junto com nossos irmãos.