• 25 de Junho de 2024

A história da Paróquia Nossa Senhora do Rosário teve início com uma promessa.

Em 1898 Manoel da Silveira fez uma doação de terras para a construção da primeira capela. A doação foi realizada devido a uma promessa feita por ele na intenção da saúde de sua filha que estava doente.

Depois do terreno doado, os registros não datam a construção da igreja. Sabe-se apenas que em 1925 uma pequena capela de madeira foi restaurada na então Vila do Rosário, tendo como responsáveis pela restauração, os senhores Olindo Florindo, João Amâncio Rodrigues e Salomão José Fadlallah.

Cerca de três décadas depois, em 1958, Ely Manoel Luiz de Lino, Jane Salomão Fadlallah e José Lino Oliveira coordenaram a construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário, então erguida com tijolos e cimento.

Entre a 1962 e 1965, devido ao crescimento da população, outra capela foi construída, desta vez no lugar onde está atualmente a Igreja Matriz.

Durante oito anos o Pe. Cleto Caliman deu assistência à comunidade, em comum acordo com o Padre José Luiz Horn.

No dia 07 de novembro de 1981 foi assinada uma lei estadual emancipando a Vila Ibatiba, dando-a o direito de se tornar município. Porém, Ibatiba continuou vinculada à Iúna até 01 de fevereiro de 1983.

Em março do referido ano, deu-se a chegada do Pe. Marco Antônio Schwan. E um ano após, Pe. Maury Moreira foi enviado à Ibatiba para ajudar na criação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. O sonho se tornou realidade no dia 03 de dezembro de 1985 quando Dom Luiz Gonzaga Peluso criou a paróquia.

No dia 29 de abril de 1986, o então Bispo, Dom Luiz Mancilha Vilela nomeou Pe. Maury como o primeiro pároco de Ibatiba. E no ano seguinte a paróquia passou a contar com a presença das religiosas da Congregação dos Santos Anjos.

Ao longo dos anos seguintes estiveram à frente da paróquia os padres: Edson do Reis, Rogério Bebber, Gilberto Roberto, Evaldo Praça, Antônio da Luz, Marconi José, Joel de Jesus e Gelson de Souza. (veja página sobre o clero)

Atualmente a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, além de diversas pastorais e movimentos, é composta por 30 (trinta) Comunidades Eclesiais de Base com a presença ativa de leigos e leigas. Além dos Diáconos Permanentes José Ubaldo Bernardo e Ronivon Garcia de Carvalho.

Também é fornecida assistência pastoral e celebração mensal da Santa Eucaristia no Hospital Nossa Senhora da Penha que fica na sede do município. E em 08 de novembro de 2019 foi apresentado o atual pároco Pe. Fábio Eduardo de Lima Santos.

Pe. Fábio Eduardo de Lima Santos
Texto adaptado dos arquivos paroquiais

Atualizado em: 26/08/2020