• 12 de Outubro de 2024

Sacramento da Confirmação

(texto da audiência)

O sacramento da Confirmação ou Crisma realiza-se com a imposição das mãos do Bispo sobre os crismandos, enquanto suplica ao Pai do Céu que infunda neles o Espírito Paráclito. Segue-se a unção do crisma na fronte de cada um, acompanhada por estas palavras: «Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus». O Espírito Santo é o dom invisível recebido, e o crisma é a marca, o selo visível. À semelhança de Cristo que Se declara marcado com o selo do Pai, também os cristãos são assinalados com um selo que indica a quem pertencem, ao serviço de quem estão para sempre. De facto, antes de receber a unção espiritual que confirma e reforça a graça do Batismo, o crismando é chamado a renovar as promessas que um dia foram feitas em seu nome pelos respetivos pais e padrinhos; agora é o próprio que renuncia a Satanás e professa a fé da Igreja, pronto a responder «creio» às perguntas que lhe faz o Bispo, disposto em particular a crer «no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e que, pelo sacramento da Confirmação, de modo singular [lhe] é comunicado como aos Apóstolos no dia do Pentecostes». Assim, ao receber na fronte o sinal da cruz com o óleo perfumado do crisma, o crismando recebe uma marca espiritual indelével, o «caráter», que o configura mais perfeitamente a Cristo e lhe dá a graça de espargir entre os homens o bom perfume de Cristo. Com efeito, pelo sacramento da Confirmação, os batizados são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estreitamente obrigados a difundir e a defender a fé, por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo.

Fonte: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2018/documents/papa-francesco_20180530_udienza-generale.html