Depressão, Automutilação e Suicídio

Na última sexta-feira (29) o Padre Gracione Augusto Alves participou de uma roda de conversa com jovens da Escola Francisco de Ávila Junior, a “Escola Viva” do bairro Coronel Borges, em Cachoeiro de Itapemirim.
A roda de conversa abordou um tema de extrema relevância na sociedade contemporânea, em especial na vida dos jovens: depressão, automutilação e suicídio.
“É um projeto que o professor Maycon Saiter, de Língua Portuguesa, levou para o colégio em parceria com a professora de Ensino Religioso Rosimere Gonçalves de Moraes. O objetivo foi dialogar com os alunos sobre essa realidade que tem afetado muitas pessoas e muitas famílias”, conta Pe. Gracione.
Ao todo, 65 jovens que integram o nono ano do ensino fundamental participaram. E segundo o professor Maycon, outros 65 já estão programados para participarem. “O projeto foi dividido em duas etapas para que, com um número menor de jovens, a participação seja maior”.
Além do presbítero da Igreja Católica, participaram da roda de conversa o pastor Ronaldo Alves de Oliveira, o médico psicólogo Dr. Augusto de Almeida Junior e a sra. Maria José Marilza Santana Gomes, mãe de um dos alunos.
"Eu mereço mais!"
O projeto implementado na escola se chama “Papo Viva”. Ele acontece periodicamente desde o ano de 2018. “Estamos na terceira edição e em cada momento abordamos um tema diferente”, explica o professor de Língua Portuguesa. Esta edição, que contou com a participação do Pe. Gracione Augusto Alves é intitulada “Depressão, automutilação, suicídio? Sai dessa! Eu mereço mais!”
“Esse assunto surgiu nas aulas de Língua Portuguesa. Através das discussões envolvendo conteúdos próprios da disciplina passamos por esse tema. E o bate-papo foi tão produtivo que decidi explora-lo também no ‘Papo Vida’. Vivemos um contexto de jovens perdidos e sem referências morais firmes, com graves fragilidades emocionais. Trazer à luz assuntos como a automutilação e o suicídio os ajudam a desabafar e também a lidar melhor com tais realidades”, concluiu professor Maycon Saiter em conversa com o Departamento Diocesano de Comunicação.
E nas redes sociais, o Pe. Gracione Alvez deixou o seu depoimento, agradecendo a oportunidade de fazer parte deste projeto tão singular.
“Foi um momento muito enriquecedor. Os alunos puderam colocar suas experiências e nós fomos dialogando com eles, colocando o ponto de vista da psicologia, da família e da fé. Agradeço ao professor Maycon e toda a escola por essa oportunidade de partilhar sobre temas que tem afetado muitas pessoas. Deus abençoe a todos”
Fotos: Pe. Gracione Augusto Alves
Fonte: Diocese de Cachoeiro