• 22 de Maio de 2025

Inter-Regional Sudeste

Inter-Regional Sudeste

Os agentes da Cáritas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim estiveram participando nos dias 15, 16 e 17 de agosto do Encontro Inter-Regional Sudeste da Cáritas Brasileira.

O Inter-Regional Sudeste envolveu as Cáritas dos quatro estados da região: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que infelizmente este ano não contou com a presença dos agentes da Cáritas Rio. O objetivo do encontro foi fortalecer o vínculo dos agentes das Cáritas destes estados, como uma verdadeira rede de promoção da vida e bem-estar à sociedade.

Realizado no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa, na cidade de Vitória, o encontro teve a especial participação do Arcebispo de Vitória do Espírito Santo, Dom Dario Campos.

“Conjuntura desconjuntada”

Na sexta-feira os participantes visitaram a tribo indígena Três Palmeiras, no município de Aracruz. Os agentes dos regionais do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo foram conhecer os costumes, as tradições, os desafios e a vivência dos índios, baseada no “bem viver”, algo que a entidade tem como missão proporcionar.

“A entidade defende uma vivência onde as pessoas se relacionem harmoniosamente, respeitando uns aos outros, respeitando a natureza e a Mãe Terra. Os povos indígenas trazem isso há séculos em sua tradição, e por isso propus esta visita”, explicou o secretário da Cáritas Brasileira Regional Espírito Santo, Rafael Aquiles Cofller.

Para o gerente de projetos da Cáritas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Jhone Souza, a participação dos agentes da Diocese neste encontro fortalece a vivência de cada para a atuação dentro das nossas comunidades do Sul Capixaba:

“Durante o Inter-Regional fizemos uma análise de conjuntura falando dessa atual ‘conjuntura desconjuntada’, onde até brincamos com essa frase durante o encontro. Também tivemos uma fala do Padre Kelder Brandão Figueira sobre políticas públicas e como nós, enquanto agentes de transformação, podemos agir nas situações do cotidiano. Foi realizado um levantamento de dados onde analisamos os índices propostos, de uma forma que pudemos enxergar melhor quais são as dificuldades e demandas de cada localidade ali presente, o que elas têm em comum, suas fragilidades, seus pontos fortes e quais foram os avanços ao longo dos últimos anos. Foi uma verdadeira troca de experiência e saberes muito grande, onde saímos um pouco da nossa ‘casinha’ aqui no Espírito Santo, e conhecemos um pouco da realidade dos outros estados.”

Fotos: Cáritas Diocesana

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login