• 5 de Maio de 2025

Formação Permanente

Formação Permanente

No dia 22 de setembro a Paróquia Nossa Senhora das Graças (Cachoeiro – bairro IBC), recebeu o Encontro de Formação Permanente do Clero Diaconal.

Realizado na Comunidade São Marcos, a formação teve início com a Celebração Eucarística presidida pelo Diácono José Adilson Soares. O encontro foi assessorado, em seu primeiro momento, pelo Administrador Diocesano Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé. Padre Walter trouxe várias reflexões acerca das necessidades e realidades da Diocese, abordando também junto aos diáconos e suas esposas as diretrizes que foram traçadas na última Assembleia Diocesana.

No segundo momento, os diáconos tiveram a presença do Pe. Bruno Sá Rangel, Chanceler da Cúria Diocesana e Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico da Diocese. O presbítero refletiu sobre o Estatuto Jurídico dos Diáconos Permanentes, falando da riqueza do Ministério Diaconal à luz da Sagrada Escritura e do Direito Canônico.

“Momentos como estes são de grande importância para o corpo diaconal, para o nosso desenvolvimento e formação, além de ser uma grande oportunidade de encontrarmos nossos irmãos e familiares”, contou o Diác. Valnei Rodrigues Favoreto.

“Servidores da Palavra e do Reino de Deus”

O Diác. Marcos Valério dos Reis Nascimento deixou o seu agradecimento aos Padres Walter Luiz Altoé e Bruno Rangel pela participação no encontro, elogiando toda a sua organização:

“Agradeço a Deus pela disponibilidade do nosso administrador Diocesano Pe. Walter e de Pe. Bruno, que falaram para nós Diáconos Permanentes da importância do Ministério da Ordem, nosso chamado à vida pastoral e eclesial, nossos compromissos com a Diocese e com as paróquia e o valor de respeitar o oficio do outro na Igreja e na vida. Devemos sempre buscar a unidade e o serviço, amando esse Ministério que Deus nos confiou, começando a mudança de atitudes a partir de nós mesmos. O encontro foi muito bom. Deus os abençoe.”

Para o Diác. Jerso Fiorio, que também esteve participando, a Formação Permanente é sempre um momento de profunda reflexão do ministério diaconal, e a participação dos padres da Diocese, em especial do Administrador Diocesano, só reforça este pensamento:

“Digo que o nosso encontro de formação foi muito acolhedor e lindíssimo. Depois da celebração presidida pelo Diác. José Adilson, houve uma brilhante palestra com o nosso Administrador Diocesano Pe. Walter, que abordou sobre as decisões e objetivos de nossa última Assembleia Diocesana de 2018 e o plano Diocesano Pastoral para os anos 2019-2023. Depois ouvimos a palavra de Pe. Bruno de Sá, que versou sobre o Estatuto Jurídico do Diaconato Permanente, usando um texto do capítulo 3 de São Paulo a Timóteo, que aborda sobre a vida dos diáconos. Falou sobre o código de Direito Canônico e a origem do Diaconato Permanente. Para mim e certamente para todos, foi um momento muito especial e marcante em nossa consciência de servidores da Palavra e do Reino de Deus”.

Fotos: Escola Diaconal Santo Estevão

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login