33ª Semana de Liturgia
Está acontecendo no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), a 33ª Semana de Liturgia.
O encontro, que acontece entre os dias 21 a 25 de outubro, é destinado aos agentes da Pastoral Litúrgica em geral: coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais da pastoral litúrgica e da catequese; professores (as) de Liturgia e Sacramentos; bispos, presbíteros, diáconos e seminaristas.
A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim também está presente em Indaiatuba, participando do encontro que conta com agentes de todo o Brasil. Durante os 5 dias, os participantes estão discutindo tópicos importantes da liturgia católica, como a “Contextualização fenomenológica da realidade (social e eclesial), “Reforma litúrgica no Brasil” e “Descontinuidades da Reforma Litúrgica”.
Nesta quinta-feira (24), além das plenárias e rodas de conversa, eles discutirão sobre as contribuições do Papa Francisco no âmbito litúrgico, em uma análise feita pelo Pe. Danilo Cesar, de Belo Horizonte (MG). Pe. Danilo foi quem deu início aos trabalhos da Semana de Liturgia, durante a introdução e justificava do tema: “Novo impulso à reforma litúrgica no Brasil à luz do pontificado do Papa Francisco”.
“Francisco não é mais uma pessoa. Ele já é um espírito, um sinal que aponta para Jesus e uma janela aberta para o evangelho. Francisco é uma oportunidade para uma Igreja e uma liturgia renovadas, porque ele se faz pontífice entre o nosso tempo e o Concílio Vaticano II, como hora do Espírito para a Igreja. Somos chamados a honrar o evangelho, é o nosso compromisso de batizados, assim como faz o Papa Francisco”, falou o presbítero.
E um dos representantes da Diocese no encontro é o Seminarista Raone Barglini, que contou um pouco da experiência vivenciada ao longo desta semana: "Segundo o Papa Francisco, 'a liturgia é vida para todo povo da igreja'. Nesse contexto, estamos muito felizes com o grande aprendizado recebido nessa semana, e em comunhão com toda Diocese, nós voltamos nosso olhar para essa liturgia que convida todos a estarem próximos do Evangelho à luz do pontificado do Papa Francisco. Também em comunhão com o Sínodo para a Amazônia, conhecendo um pouco da realidade dos povos dessa região, vamos nos unindo de forma a sermos um só, para que, como igreja, voltemos nosso olhar para a Casa Comum"
Na sexta-feira, Pe. Danilo Cesar falará sobre “o que fazer para dar continuidade à Reforma na Igreja”. Haverá ainda Celebração Eucarística, avaliação e confraternização de encerramento.
Fotos: Sueli Moreira Volpini e Seminarista Raone Barglini
Fonte: Diocese de Cachoeiro