Curso para Reitores e Formadores de Seminários

Acontece em Roma (Itália), o Curso para Reitores e Formadores de Seminários de Língua Portuguesa, promovido pela Congregação para o Clero.
Aproximadamente 90 padres, entre formadores e reitores, estão participando do curso, representando todos os seminários do Brasil. Junto a eles, acompanhando os formadores, está Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
E entre os sacerdotes presentes em Roma está Pe. Thiago da Silva Vargas. Pe. Thiago é Reitor do Seminário Maior da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, “São João Maria Vianney”, localizado no município de Cariacica. Durante conversa, ele explicou um pouco de como ocorre e o objetivo central do curso:
“O curso é ministrado por cardeais, bispos e professores renomados escolhidos pela Congregação do Clero. Tem por objetivo conduzir e orientar a formação dos futuros presbíteros para a Igreja no Brasil, fundamentada nas orientações da Nova Ratio Fundametalis Sacerdotalis. O programa procura ser assertivo nas questões mais pertinentes da formação presbiteral, contemplando todas as etapas do processo formativo e suas dimensões, para que os futuros presbíteros, discípulos missionários, estejam configurados ao Cristo Bom Pastor”.
Encontro com o Papa
Na quarta-feira os representantes dos seminários brasileiros estiveram em audiência com o Papa Francisco. O Santo Padre conversou com todos eles e exaltou a importância do trabalho realizado.
“O vosso trabalho de Reitor é muito, muito importante, para formar os novos sacerdotes, não? Que sejam livres, mas livres no coração, livres no amor a Jesus e às pessoas.”
O Papa Francisco também deixou a sua orientação direta aos sacerdotes formadores, indicando quatro pontos que devem ser a base dos novos presbíteros: as quatro proximidades.
“Os sacerdotes devem ser especialistas em proximidades. Proximidade com Deus, na oração. Primeira proximidade. Segunda, proximidade ao Bispo. ‘Mas eu não gosto deste Bispo... mas é o teu Bispo!’. Proximidade ao Bispo. Terceira, proximidade entre vocês. Jamais falar uns dos outros. Jamais! Jamais falar por detrás dos outros, jamais! Irmãos. E se tu tens alguma coisa contra este, fala na cara! Proximidade! Quarta, proximidade com o povo de Deus. Porque todos nós, sacerdotes, fomos tirados do povo de Deus.”
Programação
O curso abrange inúmeros aspectos, como citado anteriormente por Pe. Thiago Vargas. Alguns dos temas remetem à dimensão humana, dimensão espiritual, dimensão pastoral, identidade e caráter, sexualidade e celibato, entre outros assuntos de extrema relevância para a Igreja Católica.
Abaixo, veja a relação completa dos temas e palestrantes do Curso para Reitores e Formadores de Seminários de Língua Portuguesa
1. Importância do Processo Formativo à luz dos Princípios Fundamentais da RFIS. Mons. Patrón Wong (Sec. Cong. para o Clero)
2. Os três tempos da formação: Prévio, Inicial e Permanente. Pe. José Alfredo (Reitor Pont. Colégio Português)
3. Dimensão Humana e formação: importância e desafios. Pe. Adelson Araújo, SJ (Prof. Pontifícia Universidade Gregoriana)
4. Dimensão Espiritual e formação: obra do Espírito que nos une ao Pai em Cristo. Pe. Adelson Araújo, SJ (Prof. PUG)
5. Dimensão Intelectual e formação: integração entre teologia, vida e pastoral. Card. José Tolentino (Bibliotecário SRC)
6. Dimensão Pastoral e formação: preparar verdadeiros pastores para o Povo de Deus. Mons. Ilson Montanari (Sec. Cong. para os Bispos)
7. Identidade e caráter comunitário da formação Pe. Wellistony Carvalho (Dir. Esp. Pont. Col. Brasileiro)
8. Comunidade dos formadores e agentes da formação: relação e colaboração orgânica entre elas. Mons. José Palau (Bispo Aux. São Paulo)
9. Educar para a vida fraterna (leigos, seminário, presbitério): a caridade pastoral vivida como dom para comunhão. Pe. Andrés Ferrada (Oficial Cong. para o Clero)
Retiro espiritual: Pe. German Arana, SJ (Dir. Esp. Jesuíta).
10. Integração afetiva e desenvolvimento da personalidade. Pe. Fabio Guimarães (Oficial Cong. para o Clero)
11. Acompanhamento espiritual: deixar-se guiar até Cristo através de um outro. Pe. Adelson Araújo, SJ (Prof. PUG)
12. Sexualidade e celibato: a castidade que também se expressa como continência. Pe. Orlando Torres, SJ (Prof. PUG)
13. Pobreza e obediência: um caminho de humildade e paciência. Pe. Geraldo Maia (Reitor Pont. Col. Brasileiro)
Audiência com o Santo Padre Visita a Congregação para o Clero
14. Etapa do Propedêutico Pe. Fabio Guimarães (Oficial Cong. para o Clero)
15. Etapa Discipular Pe. Emílio Lavaniegos (Oficial Cong. para o Clero)
16. Etapa Configurativa Pe. Juan Manuel Beltrán (Oficial Cong. para o Clero)
17. Etapa de Síntese Pe. Adilson Ferreira (Oficial Cong. para o Clero)
Vídeo e fotos: Pe. Thiago Vargas
Fonte: Diocese de Cachoeiro