• 29 de Setembro de 2024

Vinde Ver

Tão fundamental para a evangelização, a comunicação na Igreja tem estado ainda mais em foco neste novo cenário que o mundo vivencia. No Domingo (16) foi celebrado o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, e em comemoração foi realizado no sábado (15) o Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação.

Realizado no formato virtual, através da plataforma Zoom, mais de 130 pessoas estiveram juntas na tarde de sábado, se unindo para uma partilha de experiências em prol da nossa Igreja particular do sul capixaba.

Abrindo o encontro, após a acolhida e oração inicial, o bispo de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, deu boas-vindas a todos os participantes. Grande parte deles tiveram seu primeiro contato com Dom Luiz Fernando, que calorosamente também prestou sua acolhida.

Em seguida, abordando a carta do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi a vez do Pe. Joselito Ramalho Nogueira, diretor do Departamento Diocesano de Comunicação, falar aos agentes e profissionais que estavam online, exortando acerca do tema “Vinde e verás” (Jo 1,46) – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. A Carta do Papa Francisco para o Dia Das Comunicações Sociais pode ser lida clicando aqui.

Momentos de partilha e discernimento

Após absorver as falas do presbítero e do Bispo Diocesano, chegou o momento em que os presentes puderam trocar experiências de suas respectivas realidades. Entre paróquias com estrutura de ponta e outras com dificuldade de acesso a conexão estável de internet, foi possível verificar a diversidade e dificuldades que muitas das pascom paroquiais encontram em sal caminhada.

Encaminhando para o fim da reunião, o fotógrafo e advogado André Fachetti abordou um dos temas mais discutidos nos últimos meses: O direito de imagem e o direito autoral. Foi neste momento que muitos aspectos foram esclarecidos. Houve um discernimento para o que se pode, o que se deve e como proceder com este aspecto tão deligado no mundo moderno.

Encerrando o encontro houve a participação do Pe. Andherson Franklin Lustoza de Souza, coordenador de Pastoral da Diocese, agradecendo a presença de cada um, todos dispostos a comungar da mesma alegria pela comunicação na Igreja. E com uma bênção especial de Dom Luiz Fernando Lisboa encerrou-se o Encontro Diocesano da Pascom 2021.

Imagens: Flávio Faco e Sueli Camiletti Moreira Volpini