• 1 de Outubro de 2024

Tradicional Festa do Divino Pai Eterno será realizada, pelo segundo ano, totalmente de forma virtual

Tradicional Festa do Divino Pai Eterno será realizada, pelo segundo ano, totalmente de forma virtual

De 25 de junho até 4 de julho, a tradicional Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, acontecerá de forma virtual sem a presença física dos fiéis para evitar aglomerações e aumento dos casos de Covid-19. O evento será transmitido pelas redes sociais, TVs e rádios.

Com o tema: “Pai Eterno, diante de vós somos todos irmãos”, a festa virtual de 2021, segundo o Santuário Basílica de Trindade, é uma forma especial de possibilitar a manutenção da fé e esperança que move tantos corações a vivenciar essa devoção que tem sua origem em Trindade. Em 2020, a festa foi cancelada devido à pandemia da covid-19 e houve apenas a transmissão pelos meios de comunicação.

De acordo com o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre João Paulo Santos, a decisão pela realização da romaria no formato virtual fundamenta o compromisso de fé, que exige responsabilidade com a vida, e na solidariedade com a dor de tantas famílias enlutadas pela perda de algum ente querido.

“Sabemos da proporção que têm a romaria do Divino Pai Eterno, é um dos maiores eventos católicos do Brasil, onde romeiros de todos cantos do país e até de fora dele, acorrem para expressar a sua fé no Divino Pai Eterno. Considerando isso, não queremos e nem podemos promover e incentivar nenhum evento que favoreça a aglomeração e, por consequência, a propagação do coronavirus, colocando a vida das pessoas em risco”, destacou.

Sem Romarias

Foto: Prefeitura de Trindade (GO)

Durante os 10 dias de festividades, Romarias a Trindade estão proibidas. A Prefeitura Municipal vai instalar barreiras sanitárias e educativas e vai contar com o apoio das Secretarias de Segurança Pública e da Saúde do Estado de Goiás para orientação e fiscalização.

Segundo a Prefeitura, está proibido o comércio tradicional da festa, como as barraquinhas e ambulantes, assim como qualquer tipo de evento aberto ao público. Fica proibido também a comercialização de pacotes de turismo e o recebimento de visitantes durante as celebrações.

De acordo com Cristiano Galindo, presidente do Gabinete de Operações de Emergência e Saúde (GOE-Covid-19), a proibição se dá em cumprimento às medidas sanitárias de contenção da pandemia e leva em consideração dados e estudos feitos sobre o atual momento.

A Romaria de Trindade atualmente é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior Festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. De acordo com o Santuário, antes da pandemia, a cidade chegava a receber cerca de 6 milhões de romeiros por ano. Em 2019, passaram por Trindade cerca de 3,2 milhões de pessoas nos 10 dias de festividades.

Foto: Afipe

História da devoção

Com mais de 180 anos, a devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora.

Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa e a colocaram em um altar. Com isso, deram início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.

A transmissão da Festa do Divino Pai Eterno será pelos meios de comunicação e redes sociais do Santuário Brasília Pai Eterno: paieterno.com.br

Com informações da Afipe e Prefeitura de Trindade (GO)

Fonte: CNBB

Relacionados

Login