• 30 de Setembro de 2024

Promoção da Vida

A Cáritas diocesana tem como principal objetivo a promoção da vida humana. Atuando na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim desde o ano de 2005, ela vai muito além de projetos como a Casa de Passagem “Santa Teresa de Calcutá” - que acolhe pessoas em situação de rua e que auxilia em sua ressignificação dentro do contexto da sociedade.

A Cáritas tem atuado de variadas formas no sul do estado do Espírito Santo, como por exemplo tendo agora em sua responsabilidade o lar de idosos “João XXIII”.

Uma das grandes iniciativas da Cáritas tem sido os seus “braços” criados nas paróquias, servindo de apoio e estrutura para assim chegar as diversas localidades do sul capixaba. São As Cáritas Paroquiais.

À serviço dos mais vulneráveis

Ao todo, são 11 Cáritas Paroquiais, distribuídas nos municípios de Cachoeiro, Rio Novo do Sul, Irupi, Divino de São Lourenço, Castelo, Marataízes e Itapemirim. Com a pandemia da Covid-19, onde muitos dos trabalhos precisaram ser interrompidos ou adiados, foram os agentes paroquiais da Cáritas que mantiveram o elo entre a população vulnerável. Segundo o gerente de projetos da Cáritas Diocesana, Jhone Souza, elas vêm atuando em várias vertentes, desde a economia solidária até o auxílio aos mais necessitados.

“Na Cáritas da Catedral há um projeto que trabalha a vertente das mulheres em cima dos familiares, que são as potencialidades familiares, os estilos. Além de dar cesta básica o projeto também garante a eles oportunidade de comercializar aquilo que produzem, então todo segundo domingo do mês é montado uma mesa solidária como se fosse uma feirinha. Os recursos são passados aos familiares incluso no Programa Infância, adolescência e juventude (PIAJ).”

E assim como na Paróquia São Pedro – Catedral, todas as demais Cáritas Paroquiais se utilizam de iniciativas para angariar fundos, mantimentos e recursos em prol da sociedade local. Bazares, cestas básicas, doações de materiais e visitações às famílias são ações comuns e extremamente importantes realizadas pelos agentes. A Cáritas Diocesana também possui um bazar fixo, na garagem do Lar João XXIII.

Jhone Souza incentiva e convida as demais paróquias que ainda não possuem as Cáritas Paroquiais, através de seus Párocos e coordenadores de pastorais, para que conheçam um pouco mais dessa iniciativa. A equipe diocesana da Cáritas está de braços abertos para proliferar esta ideia em toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Paróquias que possuem a iniciativa:

Paróquia São Pedro – Catedral – Cachoeiro de Itapemirim

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Cachoeiro de Itapemirim

Paróquia Nossa Senhora da Consolação - Cachoeiro de Itapemirim

Paróquia Sagrada Família (Soturno) - Cachoeiro de Itapemirim

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itaoca) - Cachoeiro de Itapemirim

Paróquia Santo André Apóstolo (Aracuí) – Castelo

Paróquia Santo Antônio de Pádua – Rio Novo do Sul

Paróquia Nossa Senhora do Amparo – Itapemirim

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Divino de São Lourenço e Ibitirama

Paróquia Santíssima Trindade – Marataízes

Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos – Irupi