• 29 de Setembro de 2024

Raízes Africanas

No último domingo (3), Dom Luiz Fernando Lisboa esteve novamente visitando as comunidades da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Não se limitando apenas às comunidades centrais, ou Comunidades Matrizes como são chamadas em algumas paróquias, o bispo diocesano tem prestigiado com sua presença cada canto do interior do sul capixaba.

Desta vez, a visita foi ainda mais especial: Dom Luiz Fernando esteve na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Penha (Cachoeiro), conhecida também como Comunidade Quilombola de Monte Alegre.

Com a chegada do Bispo Diocesano a alegria foi mútua. Os fiéis da comunidade se sentiram lisonjeados por poderem “receber uma pessoa tão importante na comunidade”, como foi mencionado por um dos moradores. Já Dom Luiz Fernando vivenciou uma verdadeira nostalgia, resgatando na memória os tempos de convivência com o povo africano. Junto de Dom Luiz Fernando estava o Pe. Enildo Genésio de Souza, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Nosso bispo conheceu os moradores da localidade quilombola assim como um pouco de sua cultura, tão vívida e rica mesmo em tempos de alienação cultural. Dom Luiz também lanchou e presidiu a Santa Missa na igreja da localidade.

Quilombolas

Segundo o portal “Brasil Escola”, a palavra quilombo origina-se do termo kilombo, presente no idioma dos povos Bantu, originários de Angola. A palavra significa “local de pouso” ou “acampamento”. Os povos da África Ocidental eram, antes da chegada dos colonizadores europeus, essencialmente nômades, e os locais de acampamento eram utilizados para repouso em longas viagens. No Brasil Colonial, a palavra foi adaptada para designar o local de refúgio dos escravos fugitivos. Quilombola é a pessoa que habita o Quilombo.

Assim, os quilombolas são os descentes diretos dos escravos refugiados, fossem eles fugidos dos senhores escravistas ou já libertos após a assinatura da “Lei Áurea”.

Mesmo libertos muitos não conseguiam trabalho e nem mesmo moradia, por não serem aceitos no seio da sociedade pela população da época, essencialmente branca. Com isso diversos Quilombos foram formandos por todo o Brasil.­­­

Vídeo e fotos: Pascom Nossa Senhora da Penha - Cachoeiro de Itapemirim

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro