• 1 de Outubro de 2024

Depressão e esgotamento

O esgotamento extremo, a depressão e a angústia são algumas das enfermidades mais comuns no mundo hoje. E é sobre este tema que o Santo Padre vem nos alertar no "Vídeo do Papa" de novembro. Em especial, o Papa Francisco vem alertar sobre a sobrecarga no trabalho e o estresse laboral.
"Não esqueçamos que, junto com o imprescindível acompanhamento psicológico, útil e eficaz, as palavras de Jesus também ajudam. Vem-me à mente e ao coração: 'Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso.'” - menciona o Santo Padre.

Consciente de que pessoas de todo o mundo vivem períodos de forte esgotamento mental, emocional e afetivo (em várias formas e graus), o Papa pede que elas recebam apoio adequado, a nossa oração, e que não se esqueçam da proximidade de Jesus. Esta edição do Vídeo do Papa contou com o apoio da Association Of Catholic Mental Health Ministers (Associação de Ministros Católicos de Saúde Mental), associação que dá apoio espiritual a pessoas com doenças mentais e incentiva ações de prevenção de qualquer tipo de discriminação que as impeçam de participar plenamente na vida da Igreja.

Depressão e ansiedade: os transtornos mentais mais comuns

A mensagem da intenção de oração do Papa Francisco aborda uma questão central na vida de milhões de pessoas: a saúde mental. Em seu vídeo, ele explica que, em muitos casos, “a tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas, que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual”.

De fato, um estudo publicado este ano estima que uma em cada dez pessoas no mundo convive com algum tipo de transtorno de saúde mental, ou seja, cerca de 792 milhões de pessoas, que representam 11% da população. Dos diferentes transtornos existentes, o estudo destaca a depressão (264 milhões, 3%) e a ansiedade (284 milhões, 4%) como os transtornos mais comuns na vida das pessoas.

A ONU, por sua vez, alerta que a depressão, quando recorrente e de intensidade moderada ou grave, pode se tornar um grave problema de saúde. Na pior das hipóteses, pode levar ao suicídio, que atualmente tira a vida de mais de 700.000 pessoas por ano e ocupa o quarto lugar em causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Saúde mental em tempos de COVID-19

A pandemia de COVID-19, que matou milhões de pessoas, também testou a resiliência mental e emocional de inúmeras pessoas e afetou seu equilíbrio psicológico. Muitas vezes, gerou situações reais de angústia e desespero. Em consonância com esta realidade, o Santo Padre pede “para estar próximos dos que estão exaustos, dos que estão desesperados, sem esperança, muitas vezes apenas escutando em silêncio”.

O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral preparou um documento dirigido a quem quer ajudar e acompanhar pessoas com sofrimento psicológico, especialmente devido à pandemia. O organismo destaca alguns dos principais desencadeadores, como a incerteza com o trabalho futuro, que se desenvolveram em pessoas mentalmente saudáveis, ​​ou que agravaram transtornos mentais graves como depressão, ataques de pânico e ansiedade, entre outras patologias relacionadas. Assista abaixo:

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro