Onu. Dia Internacional da Juventude: Guterres, abater as barreiras entre as gerações
MUNDO
- onu
- jovens
- idosos
- solidariedade
- desenvolvimento
- Cultura e sociedade
Vatican News
Ouça a reportagem e compartilhe! Leia também
05/08/2022
Papa aos jovens: Jesus não é uma ideia, é um companheiro de viagem
“Jesus não é uma ideia, ou uma regra moral, não, Jesus é uma pessoa, um amigo, um companheiro de viagem”. São palavras do Papa Francisco aos jovens do Acampamento Alpha, ...
"Neste dia importante, unamos as mãos através de gerações para abater barreiras e trabalharmos juntos para alcançar um mundo mais equitativo, justo e inclusivo para todas as pessoas."
É a exortação do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por ocasião da celebração, esta sexta-feira, 12 de agosto, do Dia Internacional da Juventude proclamado pela Onu.
O tema do dia este ano é "Solidariedade intergeracional: criar um mundo para todas as idades". O objetivo é "ampliar a mensagem de que é necessário agir em todas as gerações para alcançar as Metas de Desenvolvimento Sustentável e não deixar ninguém para trás".
Ageism, a discriminação com base na idade
Leia também
02/08/2022
JMJ 2023: daqui a um ano será o grande encontro de Lisboa
Evento decorre de 1 a 6 de agosto do próximo ano. Organização lançou esta semana uma campanha com o slogan “Vemo-nos em agosto de 2023”.
Este dia também gostaria de "conscientizar sobre alguns dos obstáculos à solidariedade intergeracional, em particular o envelhecimento, que tem um impacto sobre jovens e idosos". "A idade - lê-se no site da Onu - é uma questão insidiosa e muitas vezes não abordada na saúde, nos direitos humanos e no desenvolvimento, e afeta tanto as populações mais velhas quanto as mais jovens no mundo inteiro."
"Além disso, o ageism (neologismo inglês para a discriminação com base na idade, ndr) se entrelaça regularmente com outras formas de preconceito (como o racismo e o sexismo) e impacta as pessoas de maneira que as impedem de atingir seu potencial máximo e contribuir plenamente para suas comunidades."
O Relatório Global sobre a Discriminação etária lançado pelas Nações Unidas em março de 2021 destaca que "os jovens continuam a relatar barreiras relacionadas à idade em várias áreas de suas vidas, tais como emprego, participação política, saúde e justiça".
Solidariedade entre gerações, chave para o desenvolvimento
Leia também
28/07/2022
JMJ de Lisboa: delegação de Portugal parte ao Brasil para motivar os jovens
O grupo chega no Brasil em 26 de agosto e começa o trabalho de mobilização a partir da cidade de São Paulo. Na comitiva também estará o bispo auxiliar de Lisboa, dom Américo ...
Mais ainda: "A solidariedade entre gerações é a chave para o desenvolvimento sustentável. Ao enfrentarmos o terceiro ano da pandemia da Covid-19, é particularmente importante reconhecer e enfrentar essas barreiras relacionadas à idade para 'reconstruir melhor' de forma a aproveitar os pontos fortes e o conhecimento de todas as gerações".
A ONU informa que "metade das pessoas em nosso planeta tem 30 anos de idade ou menos e espera-se que chegue a 57% até o final de 2030". Os jovens estão concentrados principalmente na África, Ásia e América do Sul, enquanto os continentes mais velhos são a Europa e a América do Norte.
Uma nota particular: "Globalmente, apenas 2,6% dos parlamentares têm menos de 30 anos de idade e menos de 1% desses jovens parlamentares são mulheres".
(com Sir)
Fonte: Vatican News