• 25 de Setembro de 2024

Matriz Santo Antônio de Pádua passa por reformas em Iconha

A Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Iconha, está em obras. Construída na segunda metade do século XX, se transformou em cartão postal da cidade.

O trabalho começou na parte interna com retoques na pintura. As paredes estão mais claras, destacando a arquitetura original.

“Essa reforma é realizada em comemoração aos 70 anos de fundação da nossa paróquia que celebraremos em outubro de 2023. Iniciamos as melhorias com uma cobertura de tinta na parte interna, atualmente, a parte externa está recebendo novas cores. Para o próximo ano (2023), está programada a restauração do altar", afirmou a Coordenadora da Comunidade Matriz eleita, Priscila Paganini.

Nas laterais e fachada, a igreja está sendo pintada nas cores branco e marrom, recordando a identidade visual franciscana.

“A Paróquia é administrada pelos Jeusuitas, mas o padroeiro Santo Antônio, pertenceu a Ordem dos Franciscanos", explicou o Coordenador Paroquial da Pastoral da Comunicação (PASCOM), Vinícius Figueira.

A Matriz de Iconha chama a atenção não só por estar acima de uma colina, como também por seu cruzeiro e escudos que dão um visual diferente a fachada do templo.

“Esses símbolos representam Movimentos Apostólicos que existiram na comunidade, por exemplo, Cruzada Eucarística, Congregação Mariana e Apostolado da Oração”, detalhou.

A localização também é interessante, já que a colina na frente da Igreja foi transformada em uma praça na qual o visitante que chega ao local sobe em "zigue e zague".

“A praça e escadarias são propriedades públicas. A Prefeitura de Iconha administra esses espaços em colaboração com a igreja”. Completou.

A Matriz de Santo Antônio de Pádua fica próxima a outras atrações culturais, formando assim, um roteiro dentro da cidade localizada na Rota da Costa e da Imigração capixaba.

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro