• 29 de Setembro de 2024

Vicariato Para Ação Pastoral realiza encontro em Cachoeiro

Com a chegada do Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi organizada em Vicariatos. Há o Vicariato Episcopal para Ação pastoral, Vicariato Episcopal para Ação Social, Vicariato Episcopal para Comunicação e o Vicariato Episcopal para Administração e Economia.
Na manhã deste sábado, 10 de dezembro, se reuniram no Salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no bairro BNH em Cachoeiro de Itapemirim, o Vicariato Episcopal para Ação Pastoral que está soba Coordenação do Padre João Batista Maroni e sua equipe de trabalho.

Sob a responsabilidade deste vicariato há, na Diocese de Cachoeiro, às Pastorais e os movimentos. Dentre as Pastorais ligadas a este Vicariato estão, por exemplo, Pastoral da Liturgia, Pastoral da Iniciação da Vida Cristã, Pastoral Setor Familiar, Pastoral Setor juventude, Círculos Bíblicos. Também ligados a este Vicariato estão os inúmeros Movimentos Apostólicos existentes na Diocese, como por exemplo: Renovação Carismática Católica, Legião de Maria, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, dentre outros.

“Nessa reunião, de rotina, nós tratamos assuntos pertinentes a este Vicariato. Nós tratamos, por exemplo, a questão da assessoria e coordenação das pastorais e movimentos. Em cada um destes, temos uma pessoa que assessora e a equipe que coordena. Qual a diferença entre um trabalho e o outro? Essa foi uma das questões abordadas para melhorar o trabalho pastoral, o tornando mais eficaz”, explicou o Vigário Episcopal para Ação pastoral, Pe. Maroni.

Outro ponto abordado foi a diferença entre Movimento Apostólico e Pastoral. “Na medida que cada um descobre sua identidade, facilita a unidade. Seria a unidade na diversidade. Mas qual seria a diferença fundamental entre eles? A pastoral tem sempre sua raiz na necessidade da Diocese, na necessidade local de cada realidade. Por exemplo: Pastoral da Criança, criou-se essa pastoral porque se viu a necessidade de assistir as crianças. É a própria Diocese que ‘alimenta’ suas pastorais”. disse, esclarecendo ainda “os Movimentos Apostólicos, diferentemente, eles geralmente não sujem nas dioceses. São externos à igreja local, mas atuam dentro da paróquia, tem carisma próprio. São normalmente fundados por uma pessoa padres, religioso ou leigos que dá o caminho espiritual, que dá a direção espiritual e as normas de vida para a ação daquele movimento, como por exemplo a Renovação Carismática Católica, Legião de Maria, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, dentre outros. A tendência nesses casos, não são eles que vão se adequar a Diocese, a realidade da diocese que precisa se adequar a eles. Essa é uma questão que precisa e foi conversada.”

Após esclarecer essas diferenças, o encontro que reuniu 43 representantes, refletiu sobre o Calendário Diocesano de 2023.
“Nós discutimos e refletimos bastante sobre este calendário, para que ele não seja uma ‘letra morta’ mas seja a tradução do nosso empenho pastoral. Seja vital, gere vida nas igrejas para o reino de Deus. Seja eficaz! ” explicou.

A reunião contou com a presença do bispo de Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, que confirmou o trabalho do Vicariato Para a Ação Pastoral.

“Já ficaram definidos as três reuniões para o próximo ano. Iremos prosseguir com este trabalho de comunhão e participação” concluiu.

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro