• 23 de Setembro de 2024

Fake News: Papa não cancelou a Bíblia

O site oficial do vaticano no Brasil (Vatican News), compartilhou nesta sexta feira, 20 de janeiro, um comunicado desmentido mais uma fake news levantada contra o Papa Francisco nas mídias sociais.

Nos últimos dias, circula nas redes sociais uma fake News (notícia falsa), que diz que o Papa Francisco teria cancelado a Bíblia porque está "totalmente desatualizada".

A origem do boato está no site ‘Thereisnews.com’ (Há notícias) que em 2 de abril de 2018 publicou uma nota intitulada “O Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe criar um novo livro”.

Neste dia, o único discurso público do Santo Padre foi a oração do Regina Coeli na Segunda-feira do Anjo, no qual meditou sobre a importância de celebrar a Páscoa em família, pediu pelas pessoas que sofrem por diversos conflitos e pelos sequestrados no mundo inteiro e incentivou a oração pelas pessoas com autismo.

A nota que o Thereisnews.com aponta o seguinte: “O Papa Francisco surpreendeu o mundo hoje ao anunciar que a Bíblia está totalmente desatualizada e precisa de uma mudança radical, por isso a Bíblia é oficialmente cancelada e é anunciada uma reunião entre as personalidades mais altas da Igreja, onde será decidido o livro que a substituirá, seu nome e seu conteúdo. Alguns nomes já estão sendo considerados e o que tem mais força é ‘Bíblia 2000’”.

Em seguida, o texto atribui ao Papa as seguintes palavras: “Não podemos continuar tentando falar com o nosso público em um mundo totalmente novo com um livro que tem milhares de anos. Estamos perdendo seguidores e temos que dar um passo adiante na busca pela modernização da Igreja, reescrever a Palavra de Deus, mesmo que seja apenas o Antigo Testamento, no qual há certas passagens que é melhor não repetir”.

O site Thereisnews.com tem um aviso legal que assinala: “O nosso site é uma página de humor cuja finalidade é entretenimento. O conteúdo do site é ficção e não corresponde à realidade”.