Qual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?
Com mais de 2000 anos, a Igreja Católica Apostólica Romana tem uma rica história, e até hoje influencia o mundo em que vivemos. Para se ter uma ideia, hospitais, leis e até a divisão da América do Sul entre espanhóis e portugueses ocorreram pela intervenção da Igreja.
Para acolher fiéis de todos os lugares, a Igreja se estrutura de acordo com as principais características de cada comunidade. Por isso, possui templos de nomes e características variadas.
Cada templo tem uma funcionalidade específica, e é justamente por meio destes detalhes é que os nomes dos templos são definidos.
Vamos explicar estas diferenças!
◾️CAPELA
Iniciamos esta explicação com a mais simples das estruturas. A capela nada mais é do que um pequeno templo católico usado para a celebração de missas ou outros ritos.
Existem capelas que estão dentro de fazendas, universidades e hospitais, por exemplo. Normalmente, não há um Sacerdote responsável por uma capela, mas, nas raras ocasiões em que ele existe, esse padre é chamado de “capelão”.
Esse termo é tem origem em São Martinho de Tours, que era militar e usava uma capa. Diz a tradição que ele encontrou um mendigo passando frio e repartiu com a espada, essa capa em duas. Então, ficaram duas capelas, ou seja, duas pequenas capas. A tradição ainda diz que Cristo lhe apareceu agradecendo com metade do manto da capa, dizendo ser o mendigo ajudado.
No Santa Casa de Misericórdia há uma capela: Nossa Senhora da Penha.
◾️IGREJA
A palavra Igreja é normalmente designada para o templo com qualidade de Paróquia, onde o vigário e o pároco, exercendo sua autoridade religiosa, repassa as instruções aos fiéis que estão sob sua administração. Mas como outro significado é o termo geral para definir os locais de culto e manifestações religiosas.
◾️CATEDRAL
A sede da Diocese ou mesmo de uma Arquidiocese. A cathedra (palavra em latim para “cadeira”) – que é a cadeira do bispo – é uma característica da catedral, pois o Bispo fica nesta cadeira ao celebrar a Missa ou outros eventos litúrgicos.
Por ser um templo de alta responsabilidade administrativa, é natural que as catedrais se destaquem pelo tamanho, servindo como ponto de referências nas grandes cidades, como a Catedral de São Pedro em Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo.
◾️BASÍLICA
É considerada um templo católico de grande porte, com estrutura e capacidade para receber milhares de fiéis e até mesmo o Papa.
Em todo o Brasil, existem 71 basílicas. O país com mais basílicas no mundo é a Itália — 32% das 1806 basílicas que existem no planeta ficam em solo italiano.
Aliás, uma basílica só existe depois de receber autorização do líder da Igreja Católica. Em 1980, o Papa João Paulo II sagrou o Santuário de Aparecida como Basílica Menor , quando o templo está localizado fora do Vaticano, mas tem a mesma importância das conhecidas Basílicas Maiores, que estão em Roma e são ligadas diretamente ao Papa, como a Basílica de São Pedro, também conhecida como Basílica do Vaticano, que é o local do martírio do Apóstolo São Pedro, onde o Santo Padre preside as principais celebrações litúrgicas do ano.
◾️SANTUÁRIO
Igreja ou paróquia digna de apreço pelas relíquias que contém, normalmente do padroeiro de uma localidade, pela grande movimento de devotos ou sinais visíveis de grandes graças daí obtidas.
O local ganha esse título por ser preparado e específico para a peregrinação, na busca dos sinais da experiência de fé, porque ali acolhe muitas pessoas para celebrações eucarísticas, para o atendimento sacramental, para o aconselhamento, sendo um local de afluxo de peregrinos e de romarias.
Quando o local atende a esses atributos, normalmente solicita-se ao bispo e ele concede o título de Santuário. Exemplo disso: Santuário Imaculada Esposa Do Espírito Santo em Aracuí, Castelo.
No Santuário de Aracuí, como é conhecido, já teriam acontecido três aparições de Nossa Senhora. Tudo começou com uma moça de Muriaé (MG) que recebeu uma revelação sobre a aparição da Virgem nesta localidade. Um religioso de sua confiança esteve no local e pressentiu que algo realmente estava para acontecer. A revelação se confirmou e a primeira visão aconteceu às 15 horas do dia 13 de maio de 1994. Esta data é lembrada até hoje com uma missa que reúne milhares de fiéis.
O local recebe mais de três mil visitantes por mês, mas a data de maior movimento é realmente o dia 13 de maio. Existem no Santuário vários monumentos em mármore e imagem de Cristo em um tablado de madeira, a imagem da Imaculada e um terço gigante de madeira na árvore onde teria acontecido o milagre.
;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro