Santuário de Aracui celebra 29 anos com tradicional Celebração Eucarística
Erguido em homenagem à Nossa Senhora Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo, o Santuário Aracui, em Castelo, celebrou 29 anos de história, neste mês de maio. Considerado um importante ponto de peregrinação e fé, o local acolheu dezenas de fiéis que lembraram o milagre da aparição da Virgem Maria que, segundo a tradição local, aconteceu em 1994.
Mauro de Souza Romanelo, coordenador do Santuário, conta que no local já teriam acontecido aparições de Nossa Senhora, entre maio e outubro de 1994. Contudo, ressalta que a primeira aparição foi no dia 13 de maio de 1994 para uma devota chamada Neusa Baccini.
“Foi ela que teve a visão e orientação da Santa para fazer a imagem com o manto verde. Ela começou tudo aqui. Depois o empresário Aremildo Pessim fez essas esculturas de granito que embelezam o espaço”, relata.
A missa foi presidida pelo pároco da paróquia Santo André Apóstolo, Pe. Carlos Henrique Dias, com início às 15 horas, horário da primeira aparição de Nossa Senhora, e durou cerca de uma hora e meia, com muitos cânticos e palavras que exaltavam a devoção mariana.
“Foi uma cerimônia linda e muito emocionante. Iniciamos com um procissão, conduzida pelo Cenáculo Mariano, nos remetendo ao passado quando um grupo de devotos se reuniam na fazenda da família Martins e subiam o monte em procissão”, contou Pe. Carlos Henrique.
Uma confraternização marcou o encerramento das comemorações: “houve uma partilha que, só foi possível, graças as doações dos nossos fiéis (...) Este dia ficará marcado como um dia de muitas benções, graças e emoção.” Conclui o sacerdote.