• 8 de Novembro de 2024

Diretório Diocesano da Vida Sacramental é lançado em Jerônimo Monteiro

Diretório Diocesano da Vida Sacramental é lançado em Jerônimo Monteiro

A terceira edição do Diretório Diocesano da Vida Sacramental já está disponível aos fiéis. Revisado e atualizado, o exemplar pode ser adquirido na Gráfica Diocesana e nas livrarias Diocesana e Arte e Luz.

O documento foi apresentado na casa de retiros “Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, pelo Vigário Episcopal para Ação Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, padre João Batista Maroni e entregue aos presbíteros na reta final da celebração ocorrida nesta quarta-feira, 14 de junho.

“Essa terceira edição do Diretório surge tanto da necessidade de imprimir novos exemplares do documento, quanto da necessidade de atualizar as referências da nossa vivência sacramental e pastoral”, contou.

O Diretório foi promulgado com aprovação do Bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa C.P, e tem por objetivo, à luz dos ensinamentos da Igreja, melhor formar e servir aos fiéis do Sul do Espírito Santo.

A atualização do diretório iniciou-se sob a coordenação de Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, à época Coordenador Diocesano de Pastoral e hoje bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Ao assumir o Vicariato para a Ação Pastoral, Pe. João Batista Maroni deu continuidade ao trabalho.

No texto redacional, contém o norte de acordo com a legislação canônica e a realidade diocesana, para a condução, aplicação e celebração dos sacramentos, de maneira que as pessoas que buscam ou frequentam as paróquias possam ser bem acolhidas, cuidadas e evangelizadas. O Diretório trata dos sete sacramentos em sua fundamentação teológica, diretrizes canônicas e orientações pastorais (Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos).

“Nossas Comunidades Eclesiais de Base devem pautar-se pela acolhida, pela hospitalidade, pelo convite aos nossos membros, sem deixar de propor-lhe um caminho. Quando alguém é bem acolhido, é bem-vindo, é valorizado, é visitado, muito mais facilmente, vai aceitar fazer o caminho da igreja”, expressou Dom Luiz Fernando Lisboa.

“Conclamo a todos os fiéis da diocese a se comprometerem, a fim de que este diretório seja lido, estudado, acolhido e assumido por todos. Seja a sua observância, um belo testemunho de comunhão e fidelidade à Igreja diocesana, empenhada na Acolhida e Missão, em favor do Reino de Deus, nosso objetivo último”, afirma Pe. João Batista Maroni.

Relacionados

Login