• 14 de Novembro de 2024

https://www.diocesecachoeiro.org.br/site/conteudo.asp?codigo=5872

https://www.diocesecachoeiro.org.br/site/conteudo.asp?codigo=5872

Fiéis da igreja Católica do município de Castelo trabalharam durante toda a madrugada para produzir 1,2 km de tapetes que enfeitaram as ruas do centro da cidade para a tradicional procissão de Corpus Christi, realizada nesta quinta-feira, 8 de junho.

Os tapetes coloridos produzidos na cidade impressionam pela beleza e riqueza de detalhes, o que torna Castelo referência na Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo de Cristo.

Os 3 mil voluntários prepararam cerca de 90 toneladas de materiais como areia, pedra moída, vidro moído, pó de serragem e raspas de pneu, que foram preparados para que voluntários da comunidade católica pudessem realizar o trabalho que começou na tarde de quarta-feira e foi concluído durante a madrugada.

A vendedora Jessica Soares, de 26 anos, é uma das voluntárias. “Desde o ano passado, eu participo. Eu gosto porque é especial para mim. Contribui muito para minha espiritualidade”.

Durante toda a manhã, os voluntário que se revezaram na confecção dos tapetes também fizeram rodas para explicar sobre as peças que, neste ano, também foram detalhadas em placas instaladas ao longo dos 5 mil metros quadrados de tapetes. O universitário João Pedro Dias, de 22 anos, era um dos animadores do público. “Estamos aqui para servir a comunidade que se desloca para cá e para poder fazer um evento bem bonito para celebrar a Eucaristia”.

O público começou a chegar desde as primeiras horas da manhã à Castelo. Como a publicitária Ligia Bravim, que levou os filhos Yago, de 3 anos, e Maria Clara, de 5 anos, acompanhada do marido. “Hoje é o dia de a gente celebrar publicamente a nossa fé. Viemos comemorar a fé católica e Eucaristia”, disse.

A Celebração de Corpus Christi é tradicional na cidade há vários anos. A missa campal das 16h, em frente à Comunidade Matriz- Paróquia Nossa Senhora da Penha, reuniu milhares de fiéis. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa C.P, e concelebrada pelos frades Agostinianos Recoletos de Castelo e diversos padres que atuam nas paróquias da região. Durante a homilia, Dom Luiz recordou que a fé no Cristo eucarístico precisa levar à ação. "Se abrirmos os olhos do coração, saberemos que as palavras do Senhor Jesus são Espírito e Vida. É Jesus que alimenta nossa esperança comprometida na construção de uma sociedade mais ética, unida na qual os valores do Evangelho não sejam usados para interesses egoístas e mesquinhos, sem levar em consideração o bem comum", salientou.

A tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, aconteceu no trajeto compreendido pelos tapetes. Os fiéis acompanharam o Sacrário motivados por canções e orações cujo objetivo era justamente o de manifestar publicamente a fé no Cristo na Eucaristia. Ao retornar à Matriz, a comunidade castelense e visitantes receberam a bênção com o Santíssimo Sacramento. Uma queima de fogos com 5 minutos de duração encerrou a programação.

Relacionados

Login