• 31 de Outubro de 2024

Primeiro Festival de influenciadores católicos: o Evangelho que passa pelas redes sociais

Lisboa, o Festival dos Influenciadores Católicos Lisboa, o Festival dos Influenciadores Católicos

VATICANO

  • Portugal
  • #JMJLisboa
  • mídia
  • igreja católica
  • Dicastério para a Comunicação
  • jovens

Francesca Merlo – Lisboa

Canções, danças, testemunhos: o primeiro Festival de influenciadores digitais católicos no palco da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa foi uma mostra de talento e fé na noite de de sexta-feira. Ainda era grande a emoção depois do encontro no Parque Eduardo VII, onde centenas de milhares de peregrinos acabavam de rezar na Via Sacra com o Papa Francisco.

No Parque Cristonautas - o parque interativo da JMJ - jovens influenciadores digitais católicos se reuniram para discutir o futuro da comunicação católica, a necessidade de "acompanhar os tempos" e explorar os meios digitais para espalhar a alegria do Evangelho. Com eles o cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo emérito de Tegucigalpa.

O ambiente alegre da JMJ

O hino que abriu o encontro infundiu no ambiente a mesma alegria que tem caracterizado a Jornada Mundial da Juventude 2023 desde seu início. É a música oficial do festival, intitulada "Vamos por todo el Mundo", cuja música e texto foram compostos por vários artistas de diversos países: Aldana Canale (Argentina), Tomas Romero (Colômbia), P. José Pablo (Chile), Pablo Martínez (Argentina) e Felipe Contreras (Estados Unidos). A interpretação multilíngue, por outro lado, foi criada não apenas por um dos autores (Pablo Martínez em espanhol), mas também por cantores católicos: Pitter Di Laura (português), Gen Verde (italiano), Juan Delgado (inglês) e DJ .Halver (francês).

O presente do Papa

Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, secretário do Dicastério para a Comunicação, deu as boas-vindas a todos os presentes, convidando-os a seguir em frente com coragem e criatividade. "Sejam unidos entre vocês, como os apóstolos que iam em duplas", exortou, depois recomendou aos jovens que estejam sempre próximos dos bispos e estarem unidos, "para que possamos ser uma só Igreja, porque assim Jesus o quer". Com a mesma esperança, o Papa dedicou um presente aos influenciadores católicos: uma pequena oliveira por ele abençoada no dia anterior.

Os testemunhos

Três jovens influenciadores compartilharam seu testemunho. Jonathan Romie, que interpretou Jesus no filme "O Escolhido", falou sobre sua fé e como ela o ajudou a interpretar seu personagem no filme. Pitter di Laura explicou, no entanto, como ser um influenciador de Deus na vida, lembrando aos jovens que não se deve sê-lo apenas para si, mas para todos. Por fim, o padre Rob Galea falou sobre o chamado à evangelização e sua resposta. Músico, o sacerdote também entreteve os jovens com uma das suas canções, livremente inspirada na música “Amazing Grace”.

A bênção da mídia digital

O último orador do encontro foi o cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, que conduziu um momento de oração. “Que alegria finalmente podermos nos encontrar no ambiente da mídia digital para perseverar em nossa missão”, disse ele.

Por fim, monsenhor Ruiz pediu ao purpurado que abençoasse os meios digitais e seus evangelizadores, pedindo então aos presentes que acendessem as luzes de seus celulares para representar a luz dos meios digitais. Assim, iluminados pelas muitas luzes piscando no escuro, em silêncio, os influenciadores receberam a bênção.

Por fim música, canções e dança. A música de Hakuna e dos Missionários Shalom fechou o festival, após o qual os jovens influenciadores deixaram o Parque Cristonautas, cantando e dançando, como têm feito todas as noites nestes dias e provavelmente continuarão a fazer até a vigília de sábado à noite.

Fonte: Vatican News

Relacionados

Login