• 23 de Outubro de 2024

Pastoral do Menor realiza XI Assembleia Nacional, com lema da CF 2023, em Belo Horizonte (MG)

Pastoral do Menor realiza XI Assembleia Nacional, com lema da CF 2023, em Belo Horizonte (MG)

A Pastoral do Menor (Pamen), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, nesta semana, entre os dias 07 e 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a décima primeira edição da Assembleia Nacional, com o tema: “Fome de Pão, fome de justiça…você tem fome de que?” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (cf. Mt 14,16).

O evento reúne a mais alta instância deliberativa da Pamen para definir prioridades para as atividades pastorais do próximo triênio (2024-2026) e também eleger as coordenações regionais, de região e nacional, além de promover um encontro nacional de comunhão, reflexão e fé na missão que é estar a serviço das crianças e adolescentes do Brasil. Nesta edição da Assembleia será deliberada a participação dos adolescentes como delegados, ou seja, com direito a voz e a voto, nas decisões da gestão da Pamen, como também, a participação de representantes das famílias de crianças e adolescentes atendidos pelas ações pelo país.

O evento reunirá cerca de 100 pessoas representantes da Pamen, entre eles: agentes, coordenadores(as), representantes de famílias, adolescentes, articuladores e agentes/educadores do Projeto Escola de Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida (EDC), como também membros do Conselho e Coordenação Nacional da Pastoral e o bispo referencial dom Luiz Fechio.

Durante os quatro dias de evento haverá momentos de mística, oração, reflexão sobre a realidade das crianças, adolescentes e suas famílias diante da vulnerabilidade e desafios impostos na atualidade, mas também de avaliação do trabalho que vem sendo desenvolvido. A partir destas reflexões serão definidas prioridades que definirão o norte do trabalho a ser desenvolvido no próximo triênio. Serão também definidos os próximos coordenadores regionais, de região e nacional da Pastoral do Menor.

Nesta edição também será vivenciado um encontro intergeracional inédito entre agentes, adolescentes e representantes de famílias com atividades coletivas, mas também específicas, com o objetivo de formar para a cidadania e o protagonismo as crianças, adolescentes e famílias atendidos pela Pamen no Brasil para que, como sujeitos de direitos, possam participar e incidir politicamente sendo protagonistas na luta pela proteção integral e pela promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no país alinhados ao projeto Encanta Politica desenvolvido pela CNBB.

Confira (aqui) as fotos da Assembleia.

Com informações da Pamen

Fonte: CNBB

Relacionados

Login