• 30 de Junho de 2024

Primeira catequista a ser instituída no Estado do Espírito Santo é da Diocese de Cachoeiro

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá um momento especial durante sua realização em Aparecida (SP). No dia 13 de abril, sábado, a missa do encontro dos bispos contará com o rito de instituição do ministério de catequistas, no qual catequistas de todos os dezenove regionais da Conferência receberão a designação desse ofício.

No Regional Leste 3 que compreende o Estado do Espírito Santo, a catequista que foi indicado pelos Bispos para ser instituído no Ministério é a Maria de Lourdes Fiorido, da Próquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova do Imigrante, pertencente a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Lurdinha, como é mais conhecida, é catequista há mais 20 anos e teve sua formação no Instituto Pastoral Catequética (IPAC) da Arquidiocese de Vitória e experiência adquirida nas Paróquias Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Castelo e Nossa senhora Aparecida, em Itaoca Pedra (Cachoeiro). Já participou também da Pastoral da Juventude (PJ) e hoje, atua também na Coordenação Diocesana da Iniciação na Vida Cristã (IVC) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

O ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério. O Ministério foi instituído pelo Papa Francisco com o Motu Proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021.