• 20 de Setembro de 2024

Seminarista participa de seminário de iniciação à vida cristã promovido pela CNBB

O jovem Marciel Zucoloto Pizetta, Seminarista da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, participou, entre os dias 15 e 17, em Brasília, do Seminário de Iniciação Cristã para Seminaristas. Ele também representou, junto de outros 7 seminaristas do Espírito Santo, o Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Guiado pelo tema “A importância da Catequese na formação do futuro presbítero”, o evento foi promovido pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética e a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, com o apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

“Foi uma grande alegria participar desse encontro, juntamente com tantos outros seminaristas dos dezenove Regionais da CNBB, espalhados Brasil a fora. Neste encontro, refletimos a seguinte questão: Como transmitir a fé às novas gerações? Com isso, a temática estudada foi a importância da catequese na formação dos futuros presbíteros”, explicou o seminarista.

O encontro reuniu 207 seminaristas de todo o país. Segundo o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Wagner Carvalho, o dia a dia tem mostrado que a qualidade da catequese nas comunidades depende também do envolvimento do presbítero no processo da educação da fé. “Germinar essa mentalidade na formação inicial nos seminários e casas de formação é fundamental para alargar a compressão e a missão com a qual o futuro presbítero é chamado a realizar essa tarefa indispensável”, afirmou.

Padre Wagner salientou, ainda, que o Seminário desejou reforçar o espaço que essa prática possui na vida do ministro ordenado e como a catequese enquanto disciplina pode auxiliar no itinerário de compreensão e vivência.

“Na solicitude da Igreja pela catequese, há uma responsabilidade que compete a todos os que, pelo sacramento da Ordem, são constituídos ministros da Palavra de Deus. De fato, a qualidade da catequese de uma comunidade depende também dos ministros ordenados que cuidam dela. Por este motivo, ao longo do processo formativo dos candidatos às sagradas Ordens, não pode faltar uma instrução específica sobre o anúncio e a catequese (cf. OT 19).

O seminarista assinalou que “tive a oportunidade de conhecer melhor o caminho da IVC que perpassa pelo querigma (anúncio das verdades da fé), pelo tempo da mistagogia (arte de conduzir os fiéis para dentro do mistério celebrado) e tantos outros pontos importantes neste caminho feito para o anúncio do Evangelho”.

Fotos: