• 9 de Setembro de 2024

Missa, envio e comemorações marcam a abertura do mês vocacional em Piaçu

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Piaçu, abriu a celebração do mês vocacional com missa presidida pelo pároco, padre Bruno Ferreira Firmino, no domingo, 04 de agosto, às 08 horas, na quadra da Escola da Comunidade Menino Jesus, concelebrada por padre Carlos Renato Carriço Gomes, vigário paroquial e participação das dezenove Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) paroquiais. Cerca de 600 fiéis participaram do momento religioso

Padre Bruno Firmino explicou que além da abertura do mês dedicado às vocações, outras comemorações foram lembradas durante a Eucaristia.

“Nesta missa paroquial, lembramos o dia do padre (celebrado no domingo, 4 de agosto), o dia do diácono (celebrado no sábado, 10 de agosto), e comemoramos os nove anos de ordenação presbiteral do padre Carlos Renato Carriço (celebrado na quinta-feira, 8 agosto) e os três anos da minha ordenação presbiteral (28 de agosto)”, explicou o padre Bruno Firmino.

Durante a celebração, também aconteceu o envio dos coroinhas com o rito de admissão de novos integrantes, além da renovação dos compromissos dos que já atuavam nas comunidades da paróquia.

“No total foram 100 coroinhas e cerimoniários enviados, com isso, todas as 19 CEBs que compõe nossa paróquia conta com coroinhas e muitas, também com os cerimoniários.

Após vários encontros de formação, os novos coroinhas receberam as vestes litúrgicas (túnica branca) e o tau que é um conhecido símbolo franciscano que recorda tempo e eternidade, a grande busca do humano querendo tocar sempre o divino e este vindo expressar-se na condição humana. Horizontalidade e verticalidade. As duas linhas: Céu e Terra.

Em sua homilia para os novos servidores do altar do Senhor, Padre Bruno lembrou-lhes do compromisso assumido com a comunidade de fé, na liturgia, especialmente na Eucaristia, buscando manter sempre o espírito de humildade e de serviço.

“A importância do serviço de coroinhas na Igreja está para além da atuação litúrgica, pois ele tem uma dimensão vocacional, tanto para o ministério ordenado como para o engajamento nos ministérios laicais, em pastorais específicas e movimentos apostólicos.”

Após a celebração religiosa aconteceu um momento de partilha e confraternização. “Foi um rico momento de unidade e vivência paroquial”.

Fotos: