• 4 de Outubro de 2024

Padre Dermeval publica livro sobre Ministério Sacerdotal

Aos 71 anos, 5 livros publicados, o padre emérito Dermeval Gomes, lançou uma obra com reflexões que falam sobre a fé, a rotina e os desafios da vida presbiteral. O livro “O Ministério Sacerdotal”, segundo o autor, quer mostrar as belezas, riquezas e mudanças sofrida pelo presbiterado ao longo dos séculos.

“Toda vocação sacerdotal é um dom que ultrapassa de longe as possibilidades de uma verdadeira compreensão humana. De fato, a vocação é um mistério, Deus, continua chamando homens de todas as partes do mundo para proclamar o seu evangelho, cuidar dos pequenos e pobres. ‘O Ministério Sacerdotal’ é uma obra que expressa todo meu amor, sentimento, alegria e preocupação por este nobre ministério”, explica padre Dermeval.

Formado em direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), o sacerdote católico nunca deixou a vida religiosa e continua a celebrar missas em diversas paróquias e comunidades.

“Aos 71 anos entendo que a vocação sacerdotal é algo sublime, que brota do coração de Deus e que, por amor e somente por amor, Deus a concede aos homens pecadores”, afirmou.

Um dos percussores dos padres escritores na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dermeval vê com alegria os anos de ministério. “Neste ano de 2024, no dia 21 de novembro, celebrarei 30 anos de vida sacerdotal. Três décadas dedicadas a Deus como ministro do seu altar e dispenseiro de suas graças infinitas”, refletiu.

Padre Dermeval, no dia 23 de agosto de 2017, entregou sua carta de renúncia para o então bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Dario Campos, tornando-se, a partir daquele momento, um padre emérito.

“Depois de tantas lutas, desafios e incompreensões, resolvi que havia chegado o momento preciso de parar e descansar. Hoje vivo em Piúma. Não mais como pároco ou vigário; nada disso, um simples padre em Piúma”.

Encerrando sua obra, Dermeval destacou “Neste cenário maravilhoso e encantador (Piúma), despeço-me de você querido leitor. Para voltar, quem sabe, daqui a alguns anos…”

“O Ministério Sacerdotal” pode ser adquirido, em Piúma, nas comunidades Menino Deus (Itaputanga) e Nossa Senhora Aparecida (Nossa Sra. Aparecida). No balneário, o livro também está disponível nas lojas: Dwsat, Mega Butique e Piúma Utilidades para o Lar, localizadas na região central. Em breve, em Cachoeiro de Itapemirim, exemplares também estarão disponíveis na Secretaria Paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), no bairro Independência, e no Conservatório de Música, no Centro da cidade.