• 11 de Outubro de 2024

Único Instituto religioso de Cachoeiro completa 97 anos

O que poucos cachoeirenses sabem, até mesmo os que participam das atividades pastorais das paróquias da cidade, é que na cidade Cachoeiro de Itapemirim, sede episcopal da Diocese, foi fundada uma congregação religiosa, prestes a completar seu primeiro centenário no ano de 2027. O Instituto Religioso das Irmãs de Jesus na Eucaristia completa nesta quinta-feira, 10 de outubro, 97 anos.

A história começa com a chegada em Cachoeiro de Itapemirim da Irmã Gertrudes de São José, nome que passou a adotar após ter ingressado na Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração.

Irmã Gertrudes de São José

Mas quem era a Irmã Gertrudes? Filha de Giovanni Baptista Toloni e Caterina Rodolfi, nasceu na Cidade de Chiuro (Itália), no dia 7 de agosto de 1876, recebeu o nome de Martina Toloni. Martina perdeu a mãe aos cinco anos de idade, sendo criada até aos quatros anos por uma ama, de nome Catharina. Sendo de uma família pobre e seu pai não tendo condições de cuidar da família a entregou num orfanato das Irmãs Guanelianas, na cidade de Como (Itália). Nesse Orfanato, a pequena Martina iniciou seus estudos, aprendeu o catecismo, a história sagrada e amar a Nosso Senhor Jesus Cristo, e adquiriu especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a Eucaristia e a Divina Providência.

Diante dessa sua devoção e a necessidade da Igreja em missionários no Brasil, em 1904 chegou ao novo continente, como missionária entre os pobres, filhos de imigrantes italianos.

No final do mês de junho ano de 1927, a Irmã Gertrudes com a Irmã Josefina do Sagrado Coração de Jesus chega a Cachoeiro de Itapemirim.

Ocorre que a Irmã Gertrudes percebeu que o povo era acolhedor e muito piedoso na fé católica, e sendo uma cidade promissora economicamente, devido sua proximidade com a capital do país, à época, no Rio de Janeiro. Ocorre que não havia um colégio de cunho católico, e o povo de Cachoeiro vendo a coragem da Irmã Gertrudes pede que funde um colégio para educação do povo.

Para tanto, a Irmã Gertrudes pede autorização do Bispo do Estado do Espírito Santo – Dom Benedito Paulo Alves de Souza, que concedeu a autorização por decreto eclesial para fundação do colégio e da nova congregação. Sendo construído no local denominado Chácara do Senhor Chuquer o colégio e a casa das irmãs.

Irmã Josefina do Sagrado Coração de Jesus,

Sendo assim, em 10 de agosto de 1927 nascia a Congregação das Irmãs de Jesus Cristo Rei, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, passando a Irmã Gertrudes adotar o nome de Madre Gertrudes de São José, com a ajuda da Irmã Josefina do Sagrado Coração de Jesus e das primeiras noviças: Helena Cardoso, Emília Fontes e Luiza Debona e depois das tantas outras se juntaram a nova família religiosa.

Conforme a fé de sua fundadora na Providência Divina, a Congregação nasce na pobreza e faltava muita coisa, mas a Madre Gertrudes sempre inspirava as demais irmãs o amor de Jesus Cristo, amor aos pobres e confiança na Providência. Tudo era motivo de gratidão a Deus, se tinha o que comer: agradecia; e quando não tinha: agradecia.

Assim, Madre Gertrudes de São José redobra suas forças, assumindo as diversas tarefas: Fundadora e Superiora Geral, Mestra de Postulantes e Noviças, Orientadora da vida religiosa das irmãs, Diretora da Escola e outros compromissos.

No dia 16 de março de 1949, o Bispo da Diocese do Espírito Santo – Dom Luiz Scortegagna – visitou Cachoeiro de Itapemirim e trouxe os documentos pontifícios da Aprovação Diocesana para a Congregação, mudando o nome de Irmãs de Jesus Cristo Rei (nome já existente na Congregação para Irmãs de Jesus na Eucaristia e com as novas constituições aprovadas.

Portanto, a Congregação se consolida a partir desse momento da aprovação diocesana.

A Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, atualmente, está presente no Brasil, Bolívia e África, com atuação na área da educação, saúde e inserção nas paróquias e meio social.

O carisma deixado por Madre Gertrudes de São José é o seguinte: “Manifestar ao mundo a compaixão do Pai Providente, revelada em Jesus, no seu gesto de alimentar a multidão faminta e desamparada. (cf. Const. Art. 3) No mandato de Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (cf. Mc 6, 37), junto à criança, ao jovem, ao enfermo e ao pobre.

“Todas vós, minhas filhas, estais colocadas em lugares onde muito podeis trabalhar para a salvação das almas; fazei-o com entusiasmo, usai todas as indústrias para convertê-las e ficai certas de que não vos há de faltar o modo e a ciências de conseguir este tão nobre fim, visto que o amor de Jesus sugere tantos meios para atrair os pecadores, remidos pelo seu preciosíssimo sangue”. Madre Gertrudes de São José – C. 115

Foto de 1927: Casa onde, posteriormente, foi construído o Colégio Jesus Cristo Rei (CREI) e a sede do Instituto Irmãs de Jesus na Eucaristia
Foto de 1943: Colégio Jesus Cristo Rei (CREI) e sede do Instituto das Irmãs de Jesus na Eucaristia após sua primeira grande obra