Pastoral do Turismo (Pastur Brasil) celebra dez anos com encontro, estatuto e nova coordenação
A Pastoral do Turismo esteve reunida entre os dias 7 e 10 de novembro na arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, para o 9º Encontro Nacional. Como o tema “De turistas a peregrinos da esperança” mais de 100 agentes vindos de todas as regiões do Brasil tiveram a oportunidade de assistir palestras, participar de oficinas, fazer visitas técnicas e partilhar experiências.
O encontro começou com celebração eucarística, presidida pelo arcebispo de Niterói, dom José Francisco Rezende Dias, que deu as boas vindas as participantes, expressando sua alegria em acolher o encontro na arquidiocese fluminense.
As palestras foram proferidas pelo arcebispo emérito de Salvador, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, que falou sobre o tema central do encontro; o professor da USP, Alexandre Panosso Neto, que tratou sobre Hospitalidade na Sagrada Escritura e o bispo de Paranavaí (PR) e referencial para a Pastur Brasil, dom Mário Spaki, que trouxe o tema da Evangelização 360 graus no contexto da Pastur.
Palestras sobre a responsabilidade da Pastur na Dignidade do Turismo com o padre Manoel Filho e Governança e Articulação com o padre Daniel Aguirre completaram a programação formativa.
Mudança de Coordenação Nacional
O 9º Encontro Nacional também oportunizou a mudança de coordenação nacional. Depois de 10 anos à frente da Pastur, o padre Manoel Filho transmitiu a coordenação para Janes Cleia, da arquidiocese de Belém. Ainda fazem parte da nova coordenação agentes de Sergipe, Brasilia, Cabo Frio e Maringá.
Padre Manoel agradeceu a confiança e parceria de muitos para “esse tempo a frente de uma Pastoral em processo de auto compreensão da identidade e missão e à nova coordenadora, Janes Cleia, por ter abraçado essa nova missão”.
Estatuto da Pastur
Para essa nova etapa um estatuto interno foi assinado durante o encontro. Segundo dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e referencial da Pastur, “depois de um tempo de amadurecimento sobre identidade e missão, num caminho sinodal de construção, o Estatuto da Pastur é sinal de que a Pastoral está preparada para avançar, com implantação de núcleos por tudo o Brasil, em vista de uma presença mais efetiva da Igreja junto ao vasto universo do Turismo.”
Por Pastoral do Turismo
Fonte: CNBB