Reunião Ampliada das CEBs reúne representantes do Brasil em Jerônimo Monteiro
Aos três anos para 16º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), articuladores e assessores regionais das CEBs já iniciaram os preparativos do evento, marcado para 2027. A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que sediará o intereclesial, recebe neste final de semana, entre os dias 24 e 26 de janeiro, na Casa de Retiros Mãe da Igreja, em Jerônimo Monteiro, caparaó capixaba, a Reunião Ampliada Nacional das CEBs, momento no qual também são abordadas pautas relacionadas à articulação das CEBs no Brasil e na América Latina.
No encontro, os participantes vivenciam momentos de mística e espiritualidade, incluindo a celebração da Santa Missa, enriquecidos por reflexões profundas, profecias e devoção.
O primeiro dia, 24, foi dedicado à acolhida e apresentação das pautas aos mais de 50 representantes do Nordestão, Nortão, Sulão, Lestão e Oestão (grandes regiões formadas pelas Comunidades de Base). Participam também assessores regionais e nacionais das CEBs. Durante a abertura, os participantes receberam uma mensagem de encorajamento de Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e vice-presidente do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.
No segundo dia, 25, iniciou-se com a oração inicial, conduzida pelo “nordestão” e com uma análise abrangente da conjuntura política, social, eclesial e ambiental, assessorado pela professora Tania Maria Silveira, representante do Regional Leste 3. Durante a tarde, há reflexões formativas sobre a contribuição das CEBs no processo de Sinodalidade, conduzidas pelos assessores Manoel Godoy e Sonia Gomes. Esta análise busca destacar lacunas identificadas no Relatório Síntese da Assembleia Sinodal, como a necessidade de um entendimento mais aprofundado sobre sinodalidade, a questão dos ministérios, o papel das mulheres e do laicato, entre outros pontos, que necessitam ser aprofundados e vivenciados nas comunidades locais.
Um momento importante será a análise do “O rosto das CEBs do Regional Leste 3”, assessorado pelo Vigário Episcopal para Ação Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, padre João Batista Maroni. “As CEBs possuem uma experiência religiosa profunda educando todos nas orações, nas rezas do rosário, nas vigílias, nas adorações, nas procissões, nas peregrinações e romarias. Assim rezam, cantam, comemoram, e assumem como centralidade a leitura da Bíblia em pequenos grupos ou círculos (bíblicos) discutindo à luz de sua própria experiência de vida. Era assim que as comunidades formadas pelos apóstolos caminhavam na fé. Dessa forma, as CEBs são um instrumento de evangelização e de promoção da pessoa humana”, explicou o sacerdote. O encontro segue até o dia 26.
Ampliada Nacional
A Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) é um encontro que reúne as CEBs para discutir a sua organização e vocação.
A Ampliada Nacional é composta por Grupos de Trabalho que abordam temas como formação, liturgia, comunicação, sustentabilidade e arte e cultura. Estes grupos organizam serviços para apoiar o dia a dia das CEBs.
Jubileu de Ouro
As CEBs celebram, neste ano (2025), meio século do 1º Encontro Intereclesial das CEBs, um marco histórico para a Igreja capixaba e para o Brasil. O primeiro Intereclesial aconteceu em Vitória no Espírito Santo, em janeiro de 1975, e o início das celebrações jubilares será na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O evento acontecerá no dia 25 de janeiro, reunindo os bispos do Regional Leste 3 da CNBB e representantes da ampliada nacional.
A programação do Jubileu iniciará com uma caminhada sando às 15 horas, na Comunidade Sagrada Família, em Jeronimo Monteiro, em seguida acontecerá a Celebração Eucarística na Matriz São Sebastião.
Fotos
Fonte: Diocese de Cachoeiro