• 6 de Abril de 2025

Fiéis fazem prece e pedem por mansidão na chuva para Mimoso do Sul

Fiéis fazem prece e pedem por mansidão na chuva para Mimoso do Sul

Os impactos das chuvas intensas que devastaram, em março de 2024, a cidade de Mimoso do Sul, tem deixado a população aflita nesta sexta-feira, 04 de abril. Um mapa divulgado pelo instituto de meteorologia Meteologix aponta que a cidade pode receber o maior acumulado de chuva do Espírito Santo entre o final da noite desta sexta-feira, 4, e a manhã de domingo, 6. Castigados pela última grande enchente, fiéis depositam na fé, toda sua esperança neste período de angustia. Não faltam velas acesas, terços, santinhos, além outros objetos de devoção nas mãos do povo. Povo este, formado por homens e mulheres de todas as idades que rezam e cantam unidos, fazem promessa e, nesta sexta-feira, encontram-se reunidos na Igreja Matriz São José, desde às 07 horas, para um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. A súplica é pela mansidão na chuva.

“O Santíssimo ficará exposto durante o dia. Às 12h30 aconteceu um momento de Adoração, suplicando a misericórdia de Deus, no sagrado coração de Jesus, para que nos livreis da tempestade e da catástrofe da enchente”, diz um comunicado divulgado nas redes sociais da Paróquia São José.

O pedido parece simples, mas é muito significativo: que a água possa novamente banhar o solo e dar vida nova às plantações, mas sem trazer mais estragos. Comunidades Eclesiais de Base realizam orações, novenas e outras celebrações para pedir mansidão na chuva. Da mesma forma, antigas tradições que brotam do seio da fé católica local, também estão ocorrendo. Uma delas, muito significativa culturalmente falando, é acender velas para os Santos Católicos pedindo proteção.

No município, a previsão é de temporal com volume superior a 300mm de chuva em 36h. Outras cidades que podem ser afetadas na região são Bom Jesus do Norte, que fica próxima à divisa com o Rio de Janeiro, e Marataízes, no litoral Sul. O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) também incluiu Cachoeiro de Itapemirim, na lista de cidades com risco de alagamentos, deslizamentos e quedas de barreiras devido às fortes chuvas. O mesmo alerta também foi enviado para cidades do RJ, de MG e de SP.

Fotos

Fotos: Pascom Paróquia São José, Mimoso do Sul

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login