Jubileu Eucarístico celebra 525 anos da primeira missa no Brasil em Santa Cruz Cabrália (BA)

O coração espiritual do Brasil pulsou mais forte em Santa Cruz Cabrália (BA), de 24 a 26 de abril, durante as celebrações do Jubileu Eucarístico promovido pela diocese de Eunápolis, na Bahia. O evento marcou os 525 anos da primeira Eucaristia celebrada em solo brasileiro, em 26 de abril de 1500, na histórica região de Coroa Vermelha, reafirmando a fé do povo e a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja.
A Missa de abertura, no dia 24, realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, foi presidida por dom José Edson Santana de Oliveira, bispo de Eunápolis, e concelebrada por diversos arcebispos e bispos das arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe. Estiveram presentes os membros da presidência do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): dom Dirceu de Oliveira Medeiros (presidente e bispo de Camaçari), dom José Genivaldo Garcia (vice-presidente e bispo de Estância) e dom Dorival Barreto (secretário e bispo auxiliar de Salvador), além de presbíteros, religiosos, religiosas e numerosos fiéis.
A programação continuou na sexta-feira, 25 de abril. Na histórica Igreja Nossa Senhora da Pena, em Porto Seguro (BA), os fiéis participaram de mais uma solene Celebração Eucarística, presidida por dom Dirceu de Oliveira Medeiros, presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB e bispo da diocese de Camaçari, reforçando o espírito de comunhão e fraternidade do episcopado.
A Igreja Nossa Senhora da Pena, erguida em 1535 pelos primeiros colonizadores portugueses, é considerada um dos templos mais antigos do Brasil. Localizada no alto do sítio histórico de Porto Seguro, com vista para o mar, o templo é dedicado a Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, e representa um marco na formação cristã do país.
Durante a celebração, bispos e fiéis também rezaram em sufrágio pela alma do Papa Francisco. Catequistas de diversas arquidioceses e dioceses participaram da Eucaristia, realizando uma peregrinação especial neste Ano Jubilar. Ao final da celebração, dom Dirceu agradeceu a acolhida da comunidade e renovou o convite à perseverança na fé, especialmente diante dos desafios contemporâneos da
CNBB envia mensagem
Em nome da CNBB, o secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, também enviou uma mensagem especial por ocasião do jubileu:
“Foi com muita emoção que acompanhamos a abertura das comemorações dos 525 anos da Primeira Missa celebrada em solo brasileiro. Vimos um testemunho de fé vivido por todo o povo presente. […] Que esta renovação da fé traga também a consciência da importância do diálogo entre as culturas e valorize ainda mais o protagonismo dos povos originários entre nós”, afirmou.
Ainda de acordo com dom Ricardo, a presença do povo Pataxó na celebração foi um dos destaques, simbolizando o diálogo entre culturas e a valorização dos povos originários.
Confira o vídeo na íntegra:
A cruz remanescente da histórica celebração de 1500 esteve presente como sinal visível da continuidade da fé cristã no Brasil. A celebração do Jubileu Eucarístico foi, portanto, um ato de fé, unidade e compromisso com a missão evangelizadora da Igreja no Brasil.
Com informações de Sara Gomes, do regional Nordeste 3 da CNBB
Fonte: CNBB