• 27 de Abril de 2025

Papa Francisco nomeou sete bispos capixabas durante seu pontificado; veja quem são

Papa Francisco nomeou sete bispos capixabas durante seu pontificado; veja quem são

Durante os 12 anos de seu pontificado como bispo de Roma, o Papa Francisco — que morreu nesta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos — nomeou três bispos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim: Dom Juarez Delorto Secco, Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza e Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira além de outros quatro bispos capixabas: Dom Ailton Menegussi, Dom Edivalter Andrade, Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R e Dom Paulo Bosi Dal’Bó. Francisco também concedeu a dignidade de arcebispo ao bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP.

Jorge Mario Bergoglio morreu às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local), nesta segunda-feira. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

Em dezembro de 2017, Dom Juarez foi nomeado pelo Papa Francisco. O primeiro bispo diocesano nascido em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, Monsenhor Juarez Delorto Secco, foi ordenado no dia 9 de setembro no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. Dom Juarez foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Em 13 de dezembro de 2023 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Caratinga (MG).

Em dezembro de 2021, Francisco também nomeou Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, até então, Andherson era vigário da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim e foi nomeado bispo auxiliar para Arquidiocese de Vitória. Sua Ordenação Episcopal aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2022, na Catedral de São Pedro em Cachoeiro.

Mas Dom Juarez não foi o único nome indicado por Francisco para atuar na Igreja do Rio de Janeiro. Em fevereiro deste ano (2025), Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira, pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul, e Vigário Geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, foi nomeado bispo titular de “Tino” e auxiliar para a arquidiocese de São Sebastião (RJ). A informação foi no dia 25 de fevereiro, pelo Vaticano. Sua Ordenção Episcopal será no próximo domingo, 27 de abril, às 16h, na Catedral de São Pedro, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim.

Veja a lista dos bispos capixabas nomeados pelo Papa Francisco durante seu pontificado:

Dom Ailton Menegussi

– Naturalidade: Nova Venécia (ES)

– Nomeação: Bispo de Crateús (CE) em 6 de novembro de 2013

– Posse: 4 de janeiro de 2014

Dom Edivalter Andrade

– Naturalidade: Barra de São Francisco (ES)

– Nomeação: Bispo da diocese de Floriano (PI) em 29 de março de 2017

– Posse: 24 de junho de 2017 (Em 8 de novembro de 2023, foi nomeado bispo de Parnaíba)

Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R

– Naturalidade: Arari, Distrito de Alegre (ES)

– Nomeação: BBispo auxiliar de Belo Horizonte (BH) em 08 de março de 2017

– Posse: 27 de maio de 2017 (Em 1 de fevereiro de 2023, foi nomeado bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA)

Dom Paulo Bosi Dal’Bó

– Naturalidade: Aracruz (ES)

– Nomeação: Bispo de São Mateus (ES) em 20 de outubro de 2015

– Posse: 26 de dezembro de 2015

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, C.Ss.R.

– Naturalidade: Linhares (ES)

– Nomeação: Bispo coadjutor da Prelazia de Borba (AM) em 24 de fevereiro de 2016

– Sucessão: Titular da prelazia em 20 de setembro de 2017

– Atual cargo: Primeiro bispo da Diocese de Borba desde 18 de novembro de 2022

Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza

– Naturalidade: Cachoeiro de Itapemirim (ES)

– Nomeação: Bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES) em 22 de dezembro de 2021

– Ordenação episcopal: 19 de fevereiro de 2022

Dom Juarez Delorto Secco

– Naturalidade: Cachoeiro de Itapemirim (ES)

– Nomeação: Bispo de Caratinga (MG) em 13 de dezembro de 2023

– Posse: 17 de fevereiro de 2024

Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira

– Naturalidade: Cachoeiro de Itapemirim (ES)

– Nomeação: Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) em 25 de fevereiro de 2025

– Ordenação episcopal: Prevista para 27 de abril de 2025

Papa Francisco

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial emitido pela Santa Sé.

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login