Sinos dobram pela morte do papa Francisco no Sul do ES
Sinos das igrejas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, tocam desde as 9h da manhã desta segunda-feira, 21 de abril, em homenagem ao papa Francisco, que morreu nesta madrugada. Em algumas igrejas eles seguiram dobrando até ao meio-dia executando um toque especial, com badaladas mais lentas, conhecido como “toque fúnebre”. Francisco morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local.
A ação atende a um pedido dos párocos locais, que solicitaram ainda, em algumas paróquias, que durante as celebrações desta segunda-feira, sejam mantidas a cor litúrgica branca respeitando a liturgia da Oitava da Páscoa.
Registros dos sinos foram realizados em praticamente todas as igrejas Matrizes. Além de algumas Comunidades Eclesiais de Base. Durante a tarde os sinos voltaram a dobrar nas igrejas Nossa Senhora do Rosário, em Ibatiba, Catedral de São Pedro e Nossa Senhora da Consolação, em Cachoeiro de Itapemirim.
Os toques de hoje, segundo o Monsenhor Dalton Meneses de Penedo, são uma tradição da igreja. “Toda a igreja sofre a morte do Papa Francisco, por isso os sino estão tocando sucessivamente, seguindo essa tradição para a morte de um Papa. Nas igrejas em que os sinos não badalam com intervenção mecânica, os sinos dobram em todas as celebrações, sejam elas de alegria, de morte, ou de festividades, com toques especiais, diferentes para cada ocasião, no caso de hoje é o toque de luto”, explica.
Fonte: Diocese de Cachoeiro