Área Pastoral Litorânea promove 2º Seminário Formativo
No último domingo, 4 de maio, a Área Pastoral Litorânea da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, promoveu, em Rio Novo do Sul, a 2ª edição do Seminário Formativo, reunindo aproximadamente 280 lideranças leigas de diversas paróquias da região. Com o tema “Desafios para a fé cristã hoje”, o encontro teve como objetivo refletir sobre questões contemporâneas que desafiam a vivência cristã, em um espaço de partilha, estudo e espiritualidade.
O seminário teve início às 8h com um café da manhã e seguiu durante todo o dia com atividades formativas, encerrando-se, às 15h, com uma Celebração Eucarística presidida pelo padre Ronaldo Borel, pároco de Itaipava. O evento foi pensado especialmente para lideranças paroquiais, com cada paróquia responsável por selecionar seus representantes. Neste ano, graças à boa estrutura do local — um colégio com ampla infraestrutura — cada paróquia pôde enviar até 40 pessoas, o que resultou no expressivo número de participantes.
O assessor principal do seminário foi José de Anchieta, teólogo e ex-jesuíta conhecido nacionalmente por suas pregações, livros publicados e atuação pastoral. Com clareza, profundidade teológica e metodologia acessível, Anchieta conduziu a reflexão central do encontro, abordando com excelência os dilemas atuais da fé cristã.
A programação contou também com treze oficinas temáticas, abordando assuntos diversos e desafiadores. As oficinas foram ministradas por padres da própria Área Pastoral, seminaristas e convidados especiais. Entre os temas trabalhados estiveram:
1. Sentido do pecado: confissão e escrúpulo – Pe. Paulo;
2. O sentido da sexualidade na fé cristã – Pe. Pedro Bassini;
3. Missão digital e inteligência artificial – Pe. Antônio Marcos;
4. Teologias contemporâneas: domínio, libertação e prosperidade– Pe. Pedro Félix;
5. Organização da Igreja no Brasil: o papa, CNBB e comunhão eclesial – Pe. Ronaldo Borel
6. Comunhão Eucarística – Seminaristas Roniele e Gabriel Martins;
7. Vocação profética – Pe. Dalton Penedo;
8. Ecologia integral– Pe. Antônio Nazaré;
9. O protagonismo da mulher na Igreja – Valéria Bressan;
10. Doutrina social da Igreja – Frei Luiz Fernando Duarte;
11. Como ler a Bíblia hoje? – Frei Cleber Abel;
12. Jovens na Igreja – Pe. Josimar Pirovani;
13. Espiritualidade na Igreja – Pe. Jean-Marie.
A estrutura da escola onde o evento foi realizado permitiu conforto e organização, com salas amplas para cada oficina. Cada assessor ficou responsável por levar seus materiais, como projetor, livros e folders de apoio. A logística e toda a organização foram conduzidas por uma equipe da própria Área Pastoral, sem parcerias externas.
O investimento por participante foi de R$ 25,00 valor que cobriu todos os custos do evento. O transporte foi custeado por cada paróquia. A divulgação se deu por meio das redes sociais e comunicação interna nas comunidades, promovida por cada paróquia participante.
A avaliação final foi extremamente positiva. “Foi um seminário iluminador, que renovou a esperança e fortaleceu a fé dos participantes. Houve uma alegria geral ao final, fruto das discussões profundas e da sinodalidade vivida na prática”, destacou Pe. Pedro Bassini.
“O Seminário Formativo de 2025 não apenas cumpriu seu objetivo, mas também reafirmou o compromisso da Área Pastoral Litorânea com a formação contínua de suas lideranças, em sintonia com os desafios atuais da missão cristã”, finalizou.
Fotos

Fonte: Diocese de Cachoeiro