• 13 de Maio de 2025

Pastoral do Turismo realiza Formação Diocesana no Seminário Bom Pastor e projeta expansão nas paróquias

Pastoral do Turismo realiza Formação Diocesana no Seminário Bom Pastor e projeta expansão nas paróquias

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim promoveu no último sábado, 10 de maio, a Formação Diocesana da Pastoral do Turismo (Pastur), reunindo agentes pastorais, coordenadores, representantes de paróquias e santuários no Seminário Diocesano Bom Pastor. O evento teve como foco apresentar a proposta da Pastur às paróquias da Diocese, discutir o cenário turístico da região e refletir sobre a possibilidade de criação de núcleos paroquiais da pastoral.

A formação foi assessorada pelo Padre Daniel Aguirre, assessor nacional da Pastur, que refletiu sobre a missão evangelizadora da pastoral do turismo no Brasil e as experiências já consolidadas em outras dioceses do país. “Sua presença fortaleceu o compromisso da Diocese de Cachoeiro com a estruturação de uma pastoral dinâmica, acolhedora e conectada com a realidade local e nacional”, expressou o coordenador diocesano da Pastur, Liomar Luciano de Oliveira.

O encontro também contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, membros do trade turístico local e representantes das instâncias de governança regional, o que proporcionou um diálogo produtivo entre Igreja, poder público e sociedade civil. “Essa articulação reforça o potencial de atuação da Pastur de maneira colaborativa e integrada”.

Durante a programação, foram abordados temas como: O papel evangelizador da Pastur na realidade turística; o turismo religioso como expressão de fé e oportunidade de evangelização; a valorização do patrimônio natural, cultural e espiritual da região e as estratégias para implantação de núcleos paroquiais da Pastur.

Segundo Liomar a formação foi essencial para difundir a pastoral no território da Diocese e incentivar novas iniciativas locais:

“Acreditamos que a equipe diocesana, em comunhão com as paróquias e com o apoio dos parceiros, pode realizar um serviço pastoral frutuoso no campo do turismo, sobretudo no turismo religioso”, afirmou.

O assessor diocesano da Pastur, Pe. Ronaldo Borel, também destacou a importância do momento:

“Esse encontro formativo sobre a Pastoral do Turismo foi sobretudo uma oportunidade de aprendizado. Queremos agora dar passos, avançar com o objetivo de que a Pastur seja uma realidade concreta no processo de evangelização em nossa Diocese de Cachoeiro. Começamos positivamente; animados pela força do Espírito Santo, vamos nos empenhar para que a Pastur cresça e se fortaleça.”

A formação proporcionou ainda momentos de espiritualidade, convivência fraterna e troca de experiências, fortalecendo a união entre os participantes e o compromisso comum com uma Igreja que acolhe, acompanha e evangeliza também no mundo do turismo.

Fotos

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login