• 3 de Julho de 2025

Partilha dos regionais e comissões marca segundo dia da reunião do Conselho Permanente da CNBB

Partilha dos regionais e comissões marca segundo dia da reunião do Conselho Permanente da CNBB

A reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada na sede da entidade em Brasília, teve sequência na manhã desta quarta-feira, 2 de julho. O encontro contou com a partilha dos presidentes das Comissões Episcopais e dos Regionais da CNBB, destacando as principais ações, projetos e desafios da Igreja no Brasil em diversas áreas de atuação, sempre sob a inspiração do caminho sinodal.

Ação Vocacional: comunhão e envio

Dom Ângelo Mezzari, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, apresentou iniciativas voltadas à animação vocacional, como a Romaria Nacional dos Animadores Vocacionais, realizada em Aparecida (SP), e o 5º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Comunidades Vocacionais: Encontro, Testemunho e Missão”. Também foram destacadas a atualização missionária para animadores e o Encontro de Formadores, a ser realizado de 14 a 18 de julho. Em setembro, está prevista uma reunião ampliada da Comissão, em Brasília (DF).

Sínodo e recepção nas dioceses

Dom Joel Portella, da Equipe de Animação do Sínodo no Brasil, falou sobre o processo de reanimação das equipes diocesanas e a expectativa pela publicação do documento de apoio. A proposta é dar visibilidade às experiências positivas e fortalecer a recepção sinodal nas comunidades, articulando-se com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e o Censo.

Juventude e escuta

Dom Vilson Basso, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, destacou a atualização do Documento 85 (“Evangelização da juventude”), a partir de uma pesquisa que já teve mais de 5 mil respostas de adolescentes e jovens. Também estão sendo preparadas atividades como o Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos, em setembro; o Jubileu dos Jovens, em Roma e em Aparecida, e um encontro da juventude durante a COP 30, em novembro.

Vida e Família em movimento

A Comissão para a Vida e a Família, com dom Bruno Elizeu Versari, celebrou o Simpósio Nacional das Famílias com 5 mil participantes, e anunciou novas edições do evento. Entre outras iniciativas, destacou-se a preparação do Jubileu das Famílias, o itinerário pastoral para casais em nova união, e o Congresso Teológico Vida e Família.

Laicato e formação

Dom Gabriele Marchesi, da Comissão para o Laicato, apresentou ações formativas para cristãos leigos e leigas, como lives e cursos de atualização missionária. Também mencionou a articulação com os bispos referenciais para as CEBs, a participação na Assembleia do regional Sul 1 e a realização da “Mesa da Sinodalidade”, com organismos do Povo de Deus.

Evangelização e inclusão

Diversos regionais relataram experiências de evangelização e impacto social:

  • Nordeste 1: celebração dos 41 anos da Pastoral da Criança, Terço dos Homens, preparação para a COP30 e encontros formativos para surdos e formadores.
  • Nordeste 2: reuniões pastorais e proposta de estudo para possível divisão do regional. Destaque para encontro de ecônomos e contadores para criar rede de apoio.
  • Nordeste 3: destaque para os 525 anos da primeira missa no Brasil, formação de reitores, e preparação para a pré-COP em Juazeiro da Bahia.
  • Nordeste 4: Assembleia de Pastoral refletiu sobre iniciação à vida cristã e sinodalidade; Romaria da Terra e da Água com o tema da ecologia integral; e preparação para o Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMISE).
  • Nordeste 5: ações pela Casa Comum, como campanha contra agrotóxicos e feiras agroecológicas, além de prioridades com juventude e formação discipular.
  • Sul 3: emergência climática em pauta na Romaria da Terra; missão em Moçambique; venerabilidade de João Luiz Pozzobon; e ações evangelizadoras em articulação regional.
  • Oeste 1: valorização do diaconato permanente e formação teológica; Ano Jubilar e reforma da sede regional.
  • Oeste 2: mais de mil catequistas diplomados via curso online; projetos de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade; e articulações em torno da Laudato Si’.
  • Centro-Oeste: estudo sobre Inteligência Artificial entre padres; Seminário Bíblico-Catequético e participação na Pré-COP.
  • Leste 1: destaque para a peregrinação da Cruz Jubilar, ordenações episcopais, e atividades ecumênicas no Sudeste.
  • Leste 2: ações com novas comunidades; rede de arquivos eclesiásticos; e forte participação em iniciativas do projeto “Capacita em Rede”.
  • Leste 3: Celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristão e Encontro de Formação dos Presbíteros do Regional com enfoque no Sínodo.

Sustentabilidade e ecumenismo

Dom Rodolfo Weber, da Comissão Episcopal para o Ecumenismo, apresentou ações como o II Painel da Cultura de Convivência, o Simpósio pelos 60 anos da Nostra Aetate, a ser celebrado em outubro, e o encontro comemorativo dos 700 anos do Concílio de Niceia, em julho de 2025.

Catequese e Bíblia

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, com dom Leomar Brustolin, compartilhou a organização do II Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral, ocorrido de 19 a 22 de maio, com 200 participantes com representação bíblica e dos regionais. E o Seminário para Animadores do Mês da Bíblia. Também está prevista a IIRomaria Nacional dos Catequistas em agosto, em Aparecida (SP).

Formação, patrimônio e cultura

Padre Luciano da Silva Roberto, da Comissão para a Cultura e Educação, falou sobre o Congresso Nacional de Educação promovido pela ANEC, subsídios para o Junho Verde e projetos universitários na Amazônia. Destacou ainda o curso sobre educação financeira, o projeto “Empresas e Valores” e tratativas com o Iphan sobre o patrimônio cultural da Igreja.

Ações sociais e missionárias

Dom Valdeci Mendes, da Comissão Sociotransformadora, destacou o legado da 6ª Semana Social Brasileira e o apoio a iniciativas como o Plebiscito Popular sobre a carga horária de trabalho. Também estão em curso articulações para o 5º Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra.

Dom Mauricio Jardim, da Comissão para a Ação Missionária, abordou as publicações produzidas pela Comissão, a exemplo do texto de estudo 117 da CNBB, aprovado pelo Conselho Permante em novembro de 2024, no qual retoma a temática do Projeto Igrejas-Irmãs. Também a publicação “Conselhos Missionários”, fruto do Programa Missionário Nacional.

E o “Aprender a Ser Missionário Seminarista”, que foi elaborado a partir de reflexões coletadas da primeira experiência vocacional-missionária. E, ainda, também a versão atualizada e ampliada do Programa Missionário Nacional, a partir das contribuições acolhidas do 5º Congresso Missionário Nacional.

Doutrina da Fé e publicações

Dom Joel Portella, da Comissão para a Doutrina da Fé, falou sobre a avaliação das 14 publicações que levam o selo CNBB, revisando termos ambíguos e adaptando linguagens, como a da fórmula do batismo.

Comunicação

Dom Valdir José, presidente da Comissão para a Comunicação, destacou o Encontro Nacional de Missionários Digitais que irá ocorrer no dia 4 de julho, em São Paulo. Também o encontro com os bispos referenciais no dia 25 de julho e com os coordenadores regionais da Pastoral da Comunicação e os assessores Pastorais nos dias 26 e 27.
A Comissão vai realizar ainda o Encontro Latino-Americano e Caribenho das TVs de Inspiração Católica nos dias 11 a 14 de agosto, em Aparecida (SP); o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação de 25 a 28 de setembro, com o tema: “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa” e o Encontro Nacional de Padres em Missão Digital, de 28 a 29 de outubro em Brasília.

A reunião do Conselho Permanente segue até quinta-feira, 3 de julho, com novos informes e reflexões sobre os desafios atuais da missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

Mais fotos (aqui)

Fonte: CNBB

Relacionados

Login