Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Cachoeiro, visita o Sítio São José
O Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, visitou na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, o Viveiro de Mudas São Francisco de Assis, localizado no Sítio São José, na localidade de Monte Líbano, em Cachoeiro de Itapemirim. O espaço reinaugurado no dia 31 de maio é uma importante iniciativa da Pastoral da Ecologia.
O viveiro nasceu no ano 2000, em um período de forte crise hídrica na região, como iniciativa da Pastoral da Ecologia, inspirada pelo então bispo diocesano Dom Luiz Mancilha Vilela, SSCC. Durante mais de uma década, o espaço ficou desativado. Atendendo aos apelos do Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si’, a Diocese retomou o projeto com uma meta ambiciosa: produzir até 100 mil mudas por ano, cobrindo toda a região sul capixaba.
A retomada do projeto foi possível graças à união de esforços com diversos órgãos e instituições, como a Secretaria de Justiça do Espírito Santo (SEJUS), o Ministério Público, o Poder Judiciário de Cachoeiro, a Cooperativa Sicoob Credirochas e o Conselho da Comunidade. A visita do líder da igreja católica no sul do Espírito Santo reforça, segundo o Vigário Episcopal para Ação Social, padre Evaldo Praça Ferreira, o compromisso da igreja na ação concreta em favor da casa comum.
Participaram da visita o pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Jerônimo Monteiro, Pe. Claudinei Bourguignon Mascarelo (Pe. Caio) e o Coordenador Diocesano da Pastoral da Ecologia, José Arcanjo Nunes.
Fonte: Diocese de Cachoeiro