• 13 de Janeiro de 2026

Jesus no Litoral reuniu mais de 200 jovens em missão de evangelização no litoral sul capixaba

Jesus no Litoral reuniu mais de 200 jovens em missão de evangelização no litoral sul capixaba

Em sua 16ª edição, a missão Jesus no Litoral, organizada pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, reuniu mais de 200 jovens provenientes de diversas paróquias diocesanas com um propósito comum: evangelizar a juventude. A iniciativa inspirou-se no ensinamento do Papa Francisco de que “o melhor meio para evangelizar os jovens são outros jovens” e reforçou o protagonismo juvenil na missão evangelizadora da Igreja.

A ação missionária foi realizada no início do ano, entre os dias 9 e 11 de janeiro, nas praias de Itaipava e Itaoca, no município de Itapemirim. Logo nos primeiros dias de janeiro, jovens e famílias de diferentes regiões deslocaram-se ao litoral para viver uma experiência intensa de fé, missão e convivência fraterna.

De acordo com o coordenador diocesano da Renovação Carismática Católica, Rondinelio Sartori, a preparação do evento aconteceu em meio aos desafios característicos do começo do ano, mas foi marcada por expressiva adesão. Segundo ele, a procura superou as expectativas da organização. “Houve dificuldades para organizar, como sempre acontece no início do ano, mas, louvado seja Deus, o número de adesões foi muito bom e aconteceu rapidamente. Precisamos, inclusive, encerrar as inscrições porque o local já não comportava mais pessoas”, afirmou.

Os participantes vieram “dos quatro cantos da diocese”, organizados em caravanas, e receberam acolhida com hospedagem e alimentação durante todo o período da missão. A programação teve início na sexta-feira, 09, com a chegada e recepção dos jovens, e seguiu de forma intensa ao longo do fim de semana, combinando espiritualidade, formação e ações missionárias.

Um dos momentos que marcou a edição foi a dinâmica realizada na madrugada de sábado, 10. Por volta das 3h30, os missionários despertaram para seguir até a praia, onde participaram de um grupo de oração ao nascer do sol. A proposta, inédita naquela edição, buscou alcançar também as pessoas que circulavam pelo local nas primeiras horas da manhã. “Foi uma dinâmica nova, uma moção de Deus, para que quem estivesse passando pela praia pudesse também vivenciar essa graça”, explicou Rondinelio.

Ao longo do sábado, além das abordagens missionárias nas praias, a programação incluiu momentos formativos e espirituais, como pregações e adoração ao Santíssimo Sacramento. Os temas trabalhados — “Em nenhum outro há salvação”, “Ousadia no Espírito” e “Levanta e anda” — conduziram os participantes a uma vivência mais profunda do chamado missionário. “Tudo isso foi uma preparação para sair em missão bem fundamentado, entendendo aquilo que o Senhor pedia para este tempo: sermos uma Igreja em saída, uma Igreja em missão”, destacou o coordenador.

Mais do que a imagem conhecida de jovens com violões abordando famílias à beira-mar, o Jesus no Litoral apresentou-se como uma experiência ampla de evangelização e testemunho cristão. As abordagens foram marcadas pela simplicidade e pelo respeito. “Nós chegávamos com humildade, perguntávamos se podíamos falar de Deus, cantávamos uma música, fazíamos uma oração rápida, mas muito profunda. E isso é apenas uma parte. O Jesus no Litoral é muito maior do que isso: é levar Jesus para quem está de férias, descansando com a família, em uma dinâmica diferente de evangelizar”, ressaltou Rondinelio.

A missão também teve impacto significativo na vida espiritual dos próprios jovens missionários, que passaram por um processo intenso de preparação e vivência de fé antes e durante as atividades. Para a Renovação Carismática Católica, o Jesus no Litoral expressou, de forma concreta, o compromisso de anunciar Cristo nos espaços de lazer e descanso, indo ao encontro das pessoas onde elas se encontram. “Foi uma oportunidade de falar de Jesus, de apresentar a nossa Igreja e de testemunhar a ação de Deus no meio de nós, levando a evangelização ao nosso litoral”, concluiu o coordenador.

Fotos

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login