• 12 de Fevereiro de 2026

Comissão Justiça e Paz da Diocese de Cachoeiro lança perfil no Instagram

Comissão Justiça e Paz da Diocese de Cachoeiro lança perfil no Instagram

A Comissão de Justiça e Paz (CJP) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim anunciou, nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, a criação do perfil oficial da Comissão no Instagram. A iniciativa marca um novo passo na missão de ampliar o diálogo com a sociedade e fortalecer a divulgação de suas ações e posicionamentos.

De acordo com Júlio de Paula Ribe, que assumiu a comunicação da Comissão, a primeira publicação já foi realizada. “Fiz a primeira postagem apresentando nossa missão, com o texto do estatuto. A partir de agora, as postagens serão construídas em conjunto, como Comissão”, afirmou.

Júlio destacou ainda a importância da participação dos Grupos de Trabalho (GTs) na produção de conteúdo. “Minha sugestão é que os GTs elaborem textos formativos sobre seus temas e me encaminhem para que eu possa publicá-los. O Instagram é uma rede social que não permite textos muito longos, então não precisamos produzir nada extenso, mas algo sucinto, que transmita com clareza nossa posição sobre cada tema”, explicou.

Segundo ele, as redes sociais oferecem agilidade na comunicação e se tornam um espaço estratégico para a Comissão. “As redes sociais são um espaço mais ágil de compartilhamento de informações e, por isso, tornam-se um meio propício para afirmarmos nossa posição sobre assuntos atuais ou temas de trabalho da Comissão”, ressaltou, convidando os membros e a comunidade a acompanharem o perfil: “Peço que vocês sigam nossa página e compartilhem”.

A Comissão de Justiça e Paz foi formalizada e instalada na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim em 10 de dezembro de 2024, após dois anos de atuação de um Grupo de Trabalho que se dedicou ao estudo, à elaboração do estatuto e ao conhecimento da atuação da Comissão em âmbito nacional e internacional.

Atualmente, a CJP é composta por 33 membros, de diferentes cidades e profissões. A cerimônia de instalação contou com a presença do bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, e do secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e coordenador de Justiça e Paz da Pátria Grande, Daniel Seidel.

A Comissão Justiça e Paz nasceu, historicamente, com o objetivo de denunciar e combater as violações de direitos humanos durante o regime militar brasileiro. Desde então, passou a atuar de forma significativa nos principais movimentos em defesa da dignidade humana e da justiça social.

No sul do Espírito Santo, a longa preparação que antecedeu sua formalização reflete a relevância do organismo para a vida eclesial e social. “É uma comissão muito importante, que vai assessorar o bispo em relação a assuntos pertinentes a toda a sociedade”, destacou o padre Evaldo Praça Ferreira, Vigário Episcopal para Ação Social na Diocese de Cachoeiro. Segundo ele, a criação da Comissão na Diocese também foi impulsionada pela atuação de Dom Luiz Fernando. “Desde que tomou posse, em 2021, ele tem se empenhado nas questões sociais”, explicou.

Serviço

Siga a Comissão Justiça e Paz no Instagram:
Link para acessar a página: [https://www.instagram.com/comissaojusticaepazci?igsh=NjhhcHM3YmM5Ym95&utm_source=qr]

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login