• 2 de Julho de 2024

Endereço: Criciúma, Zona rural, Ibatiba, ES

Localidade: Criciúma

Divino Espírito Santo

A Igreja Católica de Criciúma foi fundada por volta de 105 anos atrás com a chegada de Marcelino Moreira Belo, onde o mesmo se estabeleceu. Com o passar de poucos meses, Marcelino buscou seu sogro José Lisaldo Pereira par morar nas proximidades junto à família.

Estas famílias, junto com algumas pessoas passaram a se reunir em sua própria residência rezando terço e missa esporadicamente, devido a pequena quantidade de habitantes naquela época. Esse rito durou mais ou menos um ano e essas missas eram realizadas em latim pelo padre Arrivadavea e Missionário Carlos que vinha de Lajinha, pois naquela época Crisciúma pertencia ao estado de Minas Gerais.

Com o crescimento da população houve a necessidade de construir uma Igreja. Sendo Marcelino Moreira Belo o proprietário de quase todo o centro de Crisciúma doou um espaço para a construção da igreja, do cemitério e de um campo de futebol. Neste local doado foi construída uma igreja de pau a pique medindo poucos metros quadrados, através de doações e mutirões.

Continuaram-se as rezas dos terços e das missas, iniciaram a novena do Glorioso Mártir São Sebastião rezada aos janeiros. No  mês de maio algumas tradições em que aconteciam a reza do terço todos os dias, procissão com o andor de Nossa Senhora de Fátima, bandeira e banda musical e a coroação com as “virgens”.

Acontecia também os leilões que as vezes eram gritados parte da noite, sendo a grande atração da festa.

No mês de junho festejava-se o Sagrado Coração de Jesus com coroação dos meninos.

Também nessa época acontecia em Criciúma quadrilha a festa de São João com fogueira, comidas típicas como: broa de fubá, pé de moleque, canjicão, entre outros, havia, Boi pintadinho, Mulinha, Nega maluca, Zé Pereira.

Essa igreja durou apenas três anos devido a sua estrutura de madeira e o tempo. Houve então a necessidade de construir uma nova igreja.

A mesma era feita de madeira com um altar permanente para as coroações e com um coro musical, nessa época havia catequese dando sequência a orações de costumes da época, na direção de somente um presidente que resolvia todas as situações e problemas da comunidade. Sua duração foi de aproximadamente 60 anos.

Sendo essa Igreja de madeira, foi se deteriorando com o passar do tempo, tendo em vista já havia sido reformada uma vez e com aumento constante da população, construiu-se a terceira igreja em torno de 45 anos atrás. Nessa mesma época foi construída uma igreja presbiteriana na comunidade.

A terceira igreja foi construída por Marcelino Moreira Belo Junior, filho de Marcelino Moreira Belo, pelo senhor Geraldo Gonçalves e alguns membros da comunidade.

A comunidade continua com o mesmo nome “Crisciúma”, tendo como padroeiro o “Divino Espírito Santo”.

Atualmente temos como vizinha, a comunidade de “Nossa senhora dos Anjos”, situada na Chácara, a comunidade de “São Pedro” situada no Córrego dos Cesáreos, a comunidade de “Nossa Senhora da Penha” em Santa Clara e também “Nossa Senhora da Penha” situada na Neblina.

Temos em nossa comunidade aproximadamente 20 famílias com 537 adultos e 109 crianças.

Nas celebrações dominicais há uma freqüência de 80 adultos, 20 jovens, e 15 crianças. A estrutura da Igreja hoje é formada por; um conselho tendo como membros; um coordenador, um tesoureiro, uma secretária e coordenadores de pastorais. Havendo missas mensais, celebrações dominicais, terços e adorações ao santíssimo semanalmente.

Atualmente no decorrer do ano é feita uma programação em receber visitas na Igreja, no qual todo sábado vem uma comunidade diferente celebrar, em especial no mês de maio. Hoje todas as estradas são boas e parte delas asfaltadas, todas as ruas principais do nosso patrimônio estão calçadas, na época que a Igreja foi fundada não havia estradas, eram apenas trilhas para animais, que ligavam Crisciúma a; Santa Clara, Laranja da Terra e Lajinha. Hoje há na comunidade um Posto de saúde, uma farmácia, mercado, padaria, um campo de futebol, uma quadra de esportes. Temos a previsão de uma nova Escola de Ensino Fundamental que será construída no centro da nossa comunidade.

Temos na comunidade uma pastoral do acolhimento, a fé e a esperança é o motivo a nossa caminhada de comunidade, esta Igreja sempre está enfrentando um grande desafio enquanto comunidade Católica, a divisão entre pastorais nas quais lutam por suas idealidades dificultando a convivência.

Agrademos a Deus por nos dar força para enfrentar todos os desafios e pedimos a ele conversão par que possamos resolvê-los da melhor forma possível.

Criança

Sem nome

Assembléia de Deus

2

Colaboraram a relembrar esta história os Srs. Orides Moreira Belo, Idelfonso Moreira Belo. Caso alguém se lembre de fatos que acrescentem esta historia, favor procurar o coordenador dessa comunidade para que o mesmo seja relatado.

Responsáveis pela pesquisa: Eliane Cassimiro Oliveira (Secretária), Marcos Moreira Mendes (Tesoureiro) e Rosemar Pereira da Costa (Coordenador).

Programação Semanal

Segunda-feira: 19h - Reunião dos Círculos Bííblicos: Santa Rita de Cássia, Santa Luzia, Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Aparecida .

Terça-feira: 19h - Reza do Santo Terço na Igreja.

Quint-feira: 19h - Adoraçao ao Santíssimo Sacramento na Igreja .

Sexta-feira: 18h - Reuniao do Apostolado da Oração na Igreja (Toda primeira sexta de cada mês).

Sábado: 15h - Catequese e às 18h - Encontro da perseverança para jovens  e adolecentes na Igreja .

Domingo:  8h30 - Celebração da Palavra.