• 2 de Julho de 2024

Endereço: Córrego do Coletor, Zona Rural, Ibatiba, ES

Localidade: Córrego do Coletor

Santa Rita de Cássia

Em 1987 surgiu esta comunidade, todas as famílias participavam na Matriz, as famílias que aqui participavam eram do Valdécio; Jair; Zequinha; Valdevina; José Dalvo; João Batista; Gilberto Bidu; Lucas.

Um dia o Padre Mauri veio fazer uma visita na casa do Lucas e disse que eles deveriam construir uma Igreja e formar uma comunidade. Todos gostaram da ideia e começaram a rezar o terço nas casas e depois começaram a celebrar no grupo escolar aos domingos. Quando resolveram construir a capela pediram ao Sr. José Alcure e sua esposa Zozó, que doassem uma parte do terreno para a construção da capela.

Então ele perguntou: Vocês já pensaram bem? Uma Igreja fechada é muito feio! Mas se vocês assim desejam, fico feliz em saber que querem construir uma Igreja em minhas terras.

Ele e sua esposa escolheram o local da Igreja.

Continuou-se a rezar em família, faziam-se leilões nas rezas do mês de maio para arrecadar fundos para a construção da capela. Em 1990 começou a construção da capela e o José Alcure e a Zozó escolheram a planta da igreja e a padroeira, doando a imagem de Santa Rita de Cássia, santa das causas impossíveis. Na época eram poucas famílias, porém eram famílias numerosas .

Eles estavam gritando leilão e uma pessoa teve a ideia de pegar uma chupeta de uma criança e colocar no leilão, e começou a brincadeira um arrematando para outro, e no fim José Alcure arrematou no valor de 5 sacas de café daquela época para Célio Antônio Romualdo. Ele chupava a chupeta e foi aquela farra. Neste meio tempo houve troca de padres em nossa Paróquia. Padre Edson que estava no lugar do padre Mauri ficou adoentado e teve que deixar a paróquia e com isso veio para assumir o seu lugar o Padre Rogério. Antes disso, a comunidade Coletor, crescia, pois as pessoas do Córrego Boa Vista vinham participar nesta comunidade. Aqui já tinham formadas várias pastorais como: Batismo, Liturgia, Catequese, Dízimo, Família e Circulo Bíblico. Já haviam tido como coordenadores Lucas e João Batista.

Naquela época foi roubado o dinheiro do mês de maio que era aproximadamente 15 sacas de café no ano de 1991 na casa do tesoureiro Célio Antônio Romualdo. A igreja tinha acabado de ser construída e não demorou, o telhado desabou e a igreja não tinha recursos para a reforma do telhado. Assim as famílias se uniram através de bingos, leilões e doações para a reconstrução do telhado. No dia 19 de março de 1994, Padre Rogério trouxe o Santíssimo para a comunidade, foi um dia festivo onde reuniu-se o povo desta comunidade e visitantes. Os primeiros ministros da Eucaristia foram João Batista e Valdécio Mendes.

A comunidade Santa Rita de Cássia (Coletor) tem como vizinhas, Rodrigues, Boa Vista, Monte Cristo e Serra do Facão. Em nossa comunidade que frequenta a igreja católica são vinte e sete famílias com média de 3 pessoas por família.

A nossa comunidade tem como coordenadora do conselho Maria José Romualdo Ribeiro, tesoureiro Walcy Dias da Silva, coordenador da liturgia Levi Dias de Andrade, coordenador do Círculo bíblico: Célio Antônio Romualdo, coordenador do batismo Olenir Silva Ramos, Pastoral das vocações Dalva Bernardes de Andrade, Coordenadora dos ministros Maria Aparecida de Freitas Romualdo. Todos foram nomeados no ano de 2010, e no ano de 2014 foi nomeado Marxiloni Ramos Mendes como coordenador da catequese e secretário da Comunidade Santa Rita de Cássia (coletor).

Sendo que participam das celebrações dominicais em média trinta pessoas, sendo 8 crianças, 4 adolescentes, 2 jovens, 14 adultos e 2 idosos.

A nossa comunidade é localizada na Zona Rural e as estradas se encontram em boas condições. Temos moradias de boa qualidade, temos água encanada e banheiro. Temos luz elétrica em toda as casas, referente à saúde, tem agente de saúde na comunidade, e PSF (Pronto Socorro Familiar) situado no Córrego Rico.

Temos escola em nossa comunidade com bom ensino às crianças, e temos crianças que estudam em Ibatiba com o transporte escolar.

Em relação à segurança está à desejar, pois as pessoas da comunidade não saem de casa com medo de serem roubadas.

A nossa comunidade já entregou o estandarte em 18 comunidades de nossa paróquia e nossa comunidade também celebrou e visitou 28 comunidades,  sendo 23 comunidades de nossa paróquia  e 5 de paróquias vizinhas. A nossa comunidade foi visitada por 32 comunidades da nossa paróquia e também de outras paróquias.

O que anima a nossa caminhada é termos comunhão em nossa comunidade que é Jesus presente ali e também a solidariedade em nossa comunidade, que colaboram com tantas doações e ajudas, desde o inicio da comunidade. Fato que nos incentiva a continuar a levar a palavra de Deus às pessoas.

Mas um grande desafio em nossa comunidade é cativar as pessoa para o circulo bíblico e para as rezas do meio de semana como por exemplo, adoração ao santíssimo.

Apenas agradecemos a Deus humildemente por tantas bênçãos à nossa comunidade.

Pela história que, com certeza, nos dá força para continuarmos a nossa caminhada de Igreja.

Recordamos os momentos felizes e difíceis que pouco a pouco foram conquistados. Hoje são motivos de felicidade e bênçãos recebidas. Agradecemos a Deus pelos 27 anos da Comunidade de Santa Rita de Cássia, Coletor.