• 28 de Setembro de 2024

Endereço: Córrego dos Carangolas, Zona Rural, Ibatiba, ES

Localidade: Boa Vista

São Sebastião

A comunidade São Sebastião – Boa Vista, deu-se início em uma casa emprestada na época pelo Senhor José Martins Vieira, sendo fundada no dia 26 de março de 1995, com a primeira celebração no domingo, às 8 horas da manhã, com a participação de 80 pessoas, entre elas adultos e crianças. A formação iniciou com 8 pessoas e as pastorais foram: a do dízimo, batismo, catequese, liturgia, círculo bíblico, pastoral da saúde e o grupo de jovens, sendo as pessoas que começaram o conselho: Jaime Leonardo, Júlio Dias, Júlio Carneiro, Isvaldino, Terezinha Soares e Gilmar. A primeira missa foi celebrada no dia 28 de maio de 1995 pelo padre Rogério, e o primeiro terço da novena foi na capela no dia 13 de janeiro de 1996, sendo a primeira festa realizada no dia 20 de janeiro de 1996.

O primeira missa celebrada pelo padre Gilberto foi no dia 29 de fevereiro de 1996, e o primeiro batismo e primeira eucaristia no dia 19 de abril de 1996, sendo celebrada pelo padre André Agaze, e o primeiro batismo de criança foi no dia 13 de setembro de 1996 realizada pelo padre Gilberto. O nome do padroeiro surgiu através de Francisco Florindo de Freitas (Senhor Chiquinho), o mesmo doou a área onde está construída a atual igreja,
sendo um grande devoto de São Sebastião. Na época, o local era pouco habitado, tendo portanto uma quantidade pequena de participantes, e atualmente, Graças a Deus, devido ao crescimento populacional, o número de pessoas envolvidas na comunidade aumentou significamente.

Um fato importante que marcou a época de implantação da comunidade, foi a disposição e boa vontade das pessoas para que pudesse dar início as obras, mesmo com a falta de recursos, mas com a ajuda colaborativa e a compreensão de todos, foi dado início a construção do templo, sendo hoje para nós motivo de grande alegria, por ver que o trabalho não foi em vão e os grandes frutos colhidos durante todo esse tempo.

A comunidade tem como comunidades vizinhas: Assembleia, coletor e tabernáculo. A comunidade possui um total de 67 famílias que vivem na zona rural e possuem por média 4 a 5 pessoas por família, e
mesmo com a evolução da comunidade não caberia iniciar outra nesse momento, a nossa comunidade tem em média de 85 participantes dominicais entre adultos, jovens, adolescentes e crianças. A comunidade conta hoje com 6 ministros da palavra, 6 ministros da eucaristia, 5 coroinhas, 4 grupos de círculos bíblicos e 124 dizimistas.

As nossas estradas e moradias são de boa qualidade, em termo de saúde e educação pode-se classificar de forma mediana, existe a associação de produtores rural que no momento não está funcionando, em termo
de comunidade de nossa paróquia nós já visitamos todas, tendo ainda visitado outras comunidades de outras paróquias; Em questão de visitas recebidas, quase todas comunidades da paróquia já nos visitaram, tendo poucas exceções, as acolhidas são da melhor forma possível para que as pessoas se sintam em casa, e o que mais nos anima é o anúncio da palavra de Deus, e o que mais nos alegra é com o desenvolvimento da
comunidade, tendo como desejo uma maior integração de pessoas nos serviços da comunidade, sendo esse o desafio atual. No mais, só temos a agradecer a Deus pelo crescimento da nossa comunidade, pela ajuda e compreensão de todos, e pedir a Deus que nos dê força e sabedoria para seguir sempre firme nessa missão confiada a cada um de nós.