• 2 de Julho de 2024

Endereço: Trevo de Iúna

Localidade: Trevo de Iúna

São Bento

Em  meados do ano de mil novecentos e sessenta e sete, a família de Julieta Maria de Freitas ( idealizadora) e José Toledo de Oliveira, tinham o desejo de formarem uma igreja. Não sendo possível a construção da mesma na época, construiu-se um cruzeiro nas proximidades de onde hoje está localizada a igreja São Bento. Já no ano de mil novecentos e noventa e oito, o filho do casal, o Sr. Nelson Toledo de Oliveira, casado com a Sra. Tereza Francisca de Oliveira, fizeram uma visita a família do Sr. Francelino Garcia Batista, recém chegado ao Trevo de Iúna, para acolhê-los. Mas os mesmos já haviam sido acolhidos pela Comunidade de Santa Isabel.

O Sr. Francelino, já havia ajudado a fundar a Igreja de Santa Luzia em Perobas, Ibatiba. Em assunto, o Sr. Nelson relatou a vontade de fundar uma igreja no local, sonho de sua mãe, e o Sr. Francelino apoiou dando o primeiro passo. Procurou o Padre Gilberto e recebeu seu apoio. Quando começou-se a se dar início a Comunidade, houve uma celebração na residência do Sr. Francelino. Na mesmo época aconteceu um fato muito triste em vinte e dois de março do ano de mil novecentos e noventa e nove, e marcou a história da Comunidade. O filho caçula do Sr. Francelino, sofreu um acidente sendo atropelado, ficando com sequelas e necessidades especiais, o que ficou parada a formação da comunidade por quase um ano.

Consta em ata que retornando as atividades a primeira celebração foi no dia seis de novembro de mil novecentos e noventa e nove, no grupo escolar, logo depois, dia vinte e nove de novembro o Seminarista Anderson Celebrou para comunidade. A primeira missa  foi celebrada no dia vinte e um de março do ano de dois mil. Onde o Padre Consagrou a Comunidade e a declarou aberta.

O Padroeiro da Comunidade foi Indicado e acolhido em comum acordo.

O primeiro Conselho formado com suas respectivas Pastorais, Coordenado pelo Sr. Adílio de Freitas Mont’mor; Secretário Ronivon Garcia de Carvalho; Pastoral da Liturgia Tereza Francisca de Oliveira; Pastoral de Batismo, Sônia Inácio de Oliveira Serino; Pastoral da Catequese, Cristiane Aparecida A. C.; Pastoral do Dízimo, Lúcia Helena Mont’mor; Pastoral do Refletindo, Gilberto Silva Lucas; Pastoral da Família, Paulo Antônio Chagas; Grupo de Oração, Gilson Jardins Ferreira.

Havia um bar, onde hoje está situada a Igreja. O terreno, eram dois lotes, um doado pela prefeitura de Irupi e outro, doado por um proprietário e colaborado das proximidades. Moisés Salomão de Faria , que com a enfermidade de seu pai, fez a intenção de construir uma igreja em devoção a São Bento, pois  toda sua família era devota a São Bento. Sua propriedade chama-se São Bento.  Em suas orações, sob enfermidade de seu pai, Bento Lopes Faria, não houve o favorecimento de sua saúde restaurada! Infelizmente veio a falecer. Mesmo assim, a intenção foi seguida e realizada pelo Sr. Moisés.

Um fato alegre ocorrido na Comunidade, foi a Inauguração da Igreja de São Bento em onze de Julho de dois mil e quatro com a presença do Pe. Gilberto e mais de quinhentas pessoas participaram da missa, do show com a Banda Kairós em uma bonita festa.

No próximo dia onze de julho, nossa comunidade completará quatorze anos de existência. Ainda somos jovens e temos muito que aprender e crescer, louvamos a Deus por ter nos concedido a oportunidade de chegarmos até aqui.

São nossas  comunidades vizinhas: cafarnaum,santa isabel, senhor bom jesus (barra grande – iúna). Famílias residentes em nossa comunidade são de aproximadamente cinquenta e oito famílias. Com média aproximadamente de três pessoas por família. Pelo número de pessoas residentes nesta comunidade, segundo o conselho, não se faz necessário que se inicie outra comunidade. Considera-se em média de oitenta e uma pessoas frequentam as celebrações dominicais. Sendo crianças de zero a dez anos aproximadamente dezoito crianças. Adolescentes de onze a dezoito anos aproximadamente seis. Jovens de dezoito aos vinte e cinco anos de idade em média três. Idosos a cima de sessenta anos de idade em média três. Adultos entre vinte e seis e cinquenta e nove anos, em média sessenta pessoas.

Nossa comunidade está localizada na zona rural, apesar de estar localizada as  margens da rodovia Mickeil cheker, as estradas dos habitantes locais não são boas devido a serem estradas de chão e pouco cuidadas.
As moradias locais são boas, onde grande parte são alvenarias medianas. Pequena parte são bem estruturadas. Existem em nossa comunidade e para a comunidade assistencia a saúde através de posto médico, educação com a existencia de uma escola unidocente  ao lado da igreja.
Existe associação de moradores produtores de café regional.

Durante esses anos de existencia comunitária, nossa comunidade visitou em média cinquenta comunidades. Aproximadamente cinquenta comunidades também nos visitaram. O que mais nos alegra, é ver a igreja cheia nos dias de celebrações, visitar e receber visitas.

Nosso grande desafio é manter a união entre as equipes de trabalhos pastorais. Temos a agradecer a deus pelas famílias, pelas pastorais, pela igreja e pedir a deus por mais dizimistas em nossa comunidade.

Conselho da Comunidade São Bento
Coordenador Duilho de Oliveira Silva