• 2 de Julho de 2024

Endereço: Córrego Resgate, Zona Rural, Ibatiba, ES

Localidade: Córrego Resgate

São João Batista

A comunidade de São João foi iniciada com a reza do terço na casa de uma das moradoras daqui “Neuseli Oliveira Amorim da Silva no dia 06/06/2006 três mulheres da comunidade tomaram a iniciativa e foram até a comunidade do Portal, onde se encontraram com o Padre Antonio da Luz: Neuseli Oliveira Amorim da Silva, Lucelena Correia e Sonia Maria de Andrade.

Ele sugeriu a elas que formasse um grupo de pessoas e iniciasse com as visitas do circulo bíblico, então com apenas 2 refletindo e muito entusiasmos o coordenador do circulo bíblico do Pontal Jorge deu o apoio para nossa caminhada de comunidade onde hoje estamos já no número 22 refletindo e o grupo muito animado e feliz.

Depois do circulo bíblico formado o passo foi nossa 1º igreja que foi montada em uma escola que aqui havia, com aproximadamente 25 pessoas onde formarão o 1º conselho da comunidade com: coordenador Reginaldo, tesoureiro Edimilson, secretário Elio, coordenador da liturgia Neuseli e mais o apoio das comunidades vizinhas então reunidos já com sua 1º missa marcada batizaram a pequena comunidade com o  nome do Padroeiro São João Batista por ser mês de junho e a data era próxima do dia 24-06-2006. A comunidade seguiu em frente com poucos moradores que aqui havia aproximadamente 12 famílias, onde cresceu, e já se chega em torno de 50 famílias. A participação desde o começo até hoje com exceção dos que mudaram para outros lugares, mas os que vieram para cá participa quase sempre com frequência e a evangelização cresceu muito aqui com  a formação de ministros da palavra Eucaristia, catequese e outros.

Então num dos cultos dominical ainda na escola chegando para rezar todos foram surpreendidos com um grupo evangélico que havia invadido a escola para ali fazer o culto deles, então sem o que fazer procuraram outro lugar onde conseguirão a doação do terreno com escritura para a nossa Igreja doado por Loucimar e seu esposo João Ribeiro onde construirão a humilde Igrejinha Bambu onde não tivemos tristezas só muitas alegria de as famílias apesar das dificuldades que tinhamos para ainda não temos e preparação capacitada  mas a satisfação é o grande sentimos renascidos em relembrar tudo de novo.

Com o nome São João Batista somos vizinhos de muitas comunidades tais como Pontal, Vista Alegre e outras nossa comunidade esta de bom tamanho para todos nós aqui que somos em média 4 ou 5 pessoas entre jovens, crianças, adultos e idosos frequentes. Nossas estradas não são muito boas, mas as moradias são ótimas, não temos muita assistência a saúde sempre que precisamos somos socorridos, educação é boa temos transporte e bons professores e somos bem atendidos belas seguranças. Temos nossa associação do credito fundiário que muito apoia as famílias aqui. Com a fundação da igreja já visitamos muitas comunidades como Pontal, Santa Isabel, São Bento, Nossa Senhora dos Anjos, São José do Meriti, Sagrada Família, Boa esperança e Nossa Senhora do Amparo.

E fomos visitados e apoiados por muitas comunidades, procurarmos acolher o melhor possível  nossos visitantes com carinho, respeito e admiração. E agradecemos a Deus a construção da nossa nova Igreja maior onde agora cabem todos, e seguimos com o desafio de conseguir formar todas  pastorais e aqui manter a comunicação e fé a que já temos e agradecemos a fé de todos a Deus que seja renovada e aumentada todos os dias para continuarmos juntos nossa caminhada da Fé e Esperança em dias melhores e prósperos, e pedimos perdão a Deus por nossas falhas, e a quem ler nossa fotografia da comunidade se esquecemos de alguma coisa.