Viva Nossa Senhora

O Espírito Santo festejou nessa segunda-feira (29/04) a Festa de Nossa Senhora da Penha. Com início no domingo de Páscoa (21), a festa em louvor à Padroeira do estado foi celebrada durante 9 dias.
Ontem, a missa de encerramento da Festa da Penha 2019 foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, com início às 16h, contanto com a presença do administrador diocesano, Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, de outros presbíteros da Diocese de Cachoeiro e de bispos e sacerdotes das outras dioceses.
Com 80 mil devotos reunidos no Parque da Prainha, em Vila Velha, Dom Dario acolheu a todos, nesta que foi a sua primeira Festa da Penha como Arcebispo de Vitória. Em sua homilia, ele lembrou das pessoas pobres, do desemprego que assola o país e das pessoas excluídas em nossa sociedade, fazendo alusão ao tema da Campanha da Fraternidade 2019:
“Carecemos de Políticas Públicas inclusivas e amplas, que favoreçam a qualidade de vida de todos, oferecendo oportunidades e possibilidades iguais para os cidadãos. Nossa sociedade ainda está marcada com a exclusão social, acirrada pelo desrespeito e a discriminação, seja por questão de sexo, cor, condição social entre outras.”
“Que todos nós aqui reunidos, nos sintamos chamados, a exemplo de Maria, a viver uma vida de comunhão com o projeto de Deus, confirmando, todos os dias, o nosso ‘sim’ a ele. A fim de que nos comprometamos com o Senhor, buscando viver os valores do Evangelho de Jesus Cristo, por meio de um empenho contínuo na construção de um mundo segundo o projeto de Deus, um lugar onde todos os filhos e filhas de Deus possam ter acesso à qualidade vida digna e plena, como um direito a ser preservado e defendido. Que o nosso ‘sim’ ao plano de amor do Pai, a exemplo de Maria, faça de todos nós promotores da paz e da justiça, homens e mulheres novos para o tempo novo de Deus”, finalizou o Arcebispo.
Romaria da Diocese de Cachoeiro
A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebrou também com grande alegria a Festa de Nossa Senhora da Penha, onde no sábado aconteceu a tradicional Romaria da Festa da Penha.
Foram mais de 60 veículos (apenas das paróquias da Diocese) entre ônibus, micro-ônibus e vans, que uniu os fiéis da região sul capixaba na cidade de Vila Velha.
Juntamente aos que já se encontravam no local, ou se deslocaram em veículos próprios, foram quase 3.500 fiéis reunidos aos pés do Convento, partilhando a devoção por Nossa Senhora.
A santa missa foi presidida por Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, administrador diocesano, juntamente com presbíteros, diáconos e ministros presentes. Em sua fala, Pe. Walter Luiz saudou Dom Dario e os frades franciscanos, que cuidam do Convento da Penha, e falou sobre a liturgia, das primeiras pessoas que testemunharam o Cristo na Terra, onde hoje nós somos estas testemunhas.
“Nos hoje somos as testemunhas de Jesus em nosso tempo. Nos hoje somos aqueles e aquelas que somos chamados a fazer presente a pessoa de Jesus e o seu Evangelho em todos os incões, em todos os âmbitos, em todos os ambientes de nosso mundo.”
O administrador da Diocese de Cachoeiro ressaltou ainda a atenção que devemos ter para com os irmãos menos favorecidos, os frágeis e vulneráveis, exercitando a misericórdia que Jesus nos pede.
“A misericórdia que aprendemos do Senhor é a misericórdia, o amor, o coração voltado para o miserável, mas (também) para tira-lo da sua situação de miséria. Cada um de nós então, aprendendo com o Senhor a sermos misericordiosos, somos chamados a ajudar o nosso mundo a olhar para aqueles mais frágeis. Ajudar as nossas famílias a olhar para aqueles mais necessitados. Ajudar as nossas comunidades a enxergar aqueles que parecem invisíveis em nosso meio, e que sofrem, e que penam, e que são oprimidos. Ajudar a nossa sociedade, o nosso mundo da política e da economia, a olhar para esses que precisam, necessitam e clamam pela vida e pela vida com dignidade. Aprendendo com o Senhor a Sua solidariedade com humanidade, aprendendo com o Senhor a Sua misericórdia.”
A missa da Romaria da Diocese de Cachoeiro teve transmissão ao vivo pelo facebook, que foi disponiblizada pelo Departamento de Comunicação na página da Diocese na rede social.
Fotos: Emella Simões
Imagem da missa de encerramento da Festa da Penha 2019, com Dom Dario Campos e Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé (Foto: Convento da Penha)
Fonte: Diocese de Cachoeiro