Cáritas Diocesana

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro a Cáritas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participou da Assembleia da Cáritas Regional - Espírito Santo.
Os agentes responsáveis pelas Cáritas das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim e de São Mateus se reuniram na própria cidade de São Mateus para três dias de conversa, troca de vivências, espiritualidade e direcionamento das ações e projetos que envolvem a entidade.
Esta foi a segunda assembleia realizada este ano, como conta Jhone Souza, gerente de projetos da Cáritas Diocesana: “A assembleia acontece em três momentos durante o ano, com este sendo o segundo encontro, realizado em São Mateus. A assembleia acontece em caráter de rodízio, onde a próxima será em nossa Diocese, aqui em Cachoeiro de Itapemirim”.
Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização
Durante as assembleias é o realizado o “PMAS”, sendo o planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização das ações. No primeiro encontro, realizado no início do ano, foi o momento de planejar. Nesta segunda parte foi o momento de monitoramento e avaliação, é pautado em tudo que foi planejado durante o primeiro encontro realizado em 2019.
A Assembleia, além da participação dos agentes, contou com a presença de Dom Paulo Bosi Dal’Bó. Dom Paulo é o Bispo Diocesano da Diocese de São Mateus e Bispo Referencial da Cáritas Regional do Espírito Santo.
“É um momento de enriquecimento da gente enquanto rede caritas, porque nós temos a visão de todo o regional. Acabamos, nesta troca de experiência, tendo tanto o direcionamento das demandas nacionais da Cáritas quanto os nossos próprios direcionamentos, particulares da região onde estamos inseridos, colocando em prática e atuando no serviço à população. Estes espaços que são realizados (assembleia) são importantes porque nos estimulam no fortalecimento, na unidade e no sentimento de pertencimento, aprofundando a nossa visão e missão enquanto entidade. Aonde estou, para onde estou indo e o que vou fazer são alguns dos questionamentos que juntos nós conseguimos responder”, explicou Jhone Souza.
Fotos: Cáritas Diocesana
Fonte: Diocese de Cachoeiro