• 9 de Outubro de 2024

Dia do Padre

No final de semana nós celebramos, dentro do mês vocacional, as vocações ordenadas. Mas hoje, 04 de agosto, dia de São João Maria Vianney, nós celebramos o Dia do Padre, ou do Sacerdote.

"Quando se pergunta pela importância do Padre na Igreja e no mundo, a resposta é dada por São João Maria Vianney: 'O Sacerdote é o amor do coração de Jesus'. Portanto, o Padre 'representa' o Cristo cabeça da Igreja, o Pastor a frente do rebanho. Com outras palavras, toda a vida do Padre deva ser a manifestação de Cristo”, explicou o Padre Paulo Sérgio Mourão, Pároco da Paróquia São Geraldo Magela (Bom Jesus do Norte) e representante dos presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

A celebração de 04 de agosto se torna um momento especial para refletirmos sobre a importância dos sacerdotes e de suas vocações para a Igreja, além de um dia para rezarmos de forma mais intensa por aqueles que diariamente, em suas orações, estão zelando por nós.

Cristo no olhar

O Padre Paulo Sérgio menciona essa importância dos presbíteros para a Igreja, implicando que os atos dos sacerdotes são as representações de Cristo na Terra.

“Quando o Padre celebra é Cristo que está celebrando. Quando o Padre absolve pecados é Cristo que está absolvendo. O Padre deve manifestar Cristo no olhar, no sorriso, no abraço, na ternura, na acolhida.... Ou seja, sem o Padre, a Igreja não teria alguém que fosse a visibilidade sacramental de Cristo".

O representante dos Presbíteros da Diocese de Cachoeiro também deixou uma mensagem aos seus irmãos sacerdotes, pedindo a benção de São João Maria Vianney:

"Nesse dia do Padre, como representante dos Presbíteros, peço a intercessão do nosso Patrono São João Maria Vianney, que Deus continue abençoando e fortalecendo todos os Presbíteros da nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, para que possam servir ao povo de Deus, com zelo pastoral numa Igreja em saída".