• 8 de Outubro de 2024

Madre Gertrudes de São José

Madre Gertrudes de São José

Dia 07 de agosto é uma data muito especial para as Irmãs de Jesus na Eucaristia, Congregação Religiosa fundada em Cachoeiro de Itapemirim e administradora do Colégio Jesus Cristo Rei. Neste dia as Irmãs celebram o nascimento e o falecimento de Madre Gertrudes de São José, fundadora da Congregação.

Nascida em 07 de agosto de 1876 (Sondrio - Itália) e falecida em 07 de agosto de 1962 (Cachoeiro de Itapemirim), Madre Gertrudes chegou ao Brasil ainda muito jovem, sempre instigada por uma motivação missionária e um chamado inquietante em seu espírito. Após passagens em outras cidades do interior do país, passando por um processo de discernimento muito grande, a Madre chega a Cachoeiro de Itapemirim, onde deu início a uma nova congregação religiosa.

“A minha causa é a causa dos pobres, dos enfermos, das crianças e dos jovens”. Uma frase típica de Madre Gertrudes, mencionada pela Irmã Ercy Baiense da Fonseca. A religiosa, nascida em Presidente Kennedy e que atualmente está em missão em no vale do Jequitinhonha (MG), contou o que Madre Gertrudes representa para ela:

“Para mim Madre Gertrudes representa uma mulher inspirada e contagiada por Deus, que testemunhou esse tipo de vida. Ela é um forte testemunho de vida. Com a vida estruturada em sua terra natal, ela entrou em um navio para desembarcar no Brasil, onde sentia que Deus queria dela uma outra congregação, ‘genuinamente brasileira’, como dizia, que atendesse os pobres e acolhesse as jovens pobres. Uma mulher sem preconceitos, que não fazia distinção das pessoas. Seu exemplo me fortalece, me estimula e me leva adiante. Uma mulher determinada e até hoje ainda aprendo muito com ela.”

Seu exemplo de força e fé é uma inspiração à todas as religiosas, como também conta a Irmã Geny Collodetti. “Madre Gertrudes me inspira na fé profunda, um exemplo de confiança incondicional na Providência Divina, entusiasmo e ardor missionário, determinação e ousadia profética ante as dificuldades e desafios que o novo e o diferente oferecem. Uma mulher que sempre teve uma visão ampla, verdadeiro exemplo de motivação.”

Pandemia

O Sonho e Madre Gertrudes, de uma Congregação “tipicamente brasileira”, foi realizado. Da mesma forma, o seu outro desejo, de que ela fosse além e chegasse a outros países, também.

Atualmente as irmãs de Jesus na Eucaristia possui duas comunidades missionárias em Angola, no continente africano. Elas ficam situadas em Cassualala, na Diocese de Dundo, e na capital Luanda. São comunidades formadores com aspirantes, noviças e postulantes.

As Irmãs Geny e Ercy contaram que a pandemia afetou a congregação da mesma forma que afetou a todos. Atualmente as missões se encontram reduzidas e as religiosas com problemas de saúde ou com a idade mais avançada ficam reclusas aos trabalhos domésticos, para sua preservação. Irmã Ercy Baiense mencionou que duas Irmãs de Angola, que vieram visitar o brasil, acabaram não conseguindo voltar devido a pandemia da Covid-19.

Mas mesmo neste tempo de dificuldades, elas seguem firmes na fé e no exemplo de Madre Gertrudes. Tamanha é sua importância que no Colégio Jesus Cristo Rei há um memorial dedicado à Congregação e sua fundadora, onde as Irmãs convidam todos a conhecerem.

Mensagem

As religiosas também deixaram uma mensagem à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em especial às jovens que sentem dentro de si um chamado de Deus.

“Jovens! Coragem! Não tenham medo de abrir seu coração para escutar a voz de Jesus que convoca você a segui-lo, entregando sua vida ao serviço do Reino de Deus e servindo aos mais necessitados que esperam sua presença dedicada e compassiva. Você se realiza doando sua vida aos irmãos e irmãs. Jesus espera sua resposta!” – Ir. Geny Collodetti.

“Olá Jovens, especialmente as jovens da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, minha terra querida. Você é convidada a dar o seu “sim” a Deus. Mas para isso é preciso escutar a Deus. E como você vai escutar? Nós escutamos a Deus através da Palavra. Leia constantemente a Bíblia, veja o exemplo de Jesus relatado nos Evangelhos e veja o que Deus está tentando lhe dizer através dessas palavras. Através da leitura você poder conhecer realmente Jesus Cristo; e conhecendo você irá se apaixonar por Ele. E sendo apaixonada por Jesus você será capaz de segui-lo como religiosa. Não precisa ter medo ou receio, pois você não irá abandonar sua família! Você a deixará para seguir Jesus, mas não a abandonará. Que o exemplo de Jesus, que seguiu fielmente o propósito de Deus, junto com a coragem de Madre Gertrudes de São José, possam ser motivadores em suas vidas. Coragem queridas jovens!” – Ir. Ercy Baiense da Fonseca.

Vídeo e fotos: Irmãs de Jesus na Eucaristia

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login