• 5 de Outubro de 2024

Abertura da Campanha Missionária terá programação especial

Cartaz da Campanha Missionária

Por Fábio Preto

No próximo dia 1º de outubro, dia de Santa Teresinha, padroeira das missões, inicia em todo o Brasil o mês missionário. Para celebrar essa data especial, será realizada no Santuário de Aparecida a missa de abertura do mês dedicado às missões. Presidida por Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Missionária da CNBB, a missa acontece às 9h e será transmitida de TV Aparecida e pelas redes sociais das POM.

Antecedendo a abertura no Santuário de Aparecida, as Pontifícias Obras Missionárias organizam no dia 28 de setembro, às 19h, a Live de Lançamento da Campanha Missionária, através do Facebook das POM. Participam da live Dom Odelir José Magri, Ir. Maria Inês Ribeiro, presidente da CRB, e Pe. Maurício Jardim, diretor das POM no Brasil.

Dia Mundial das Missões

Convocado pelo Papa Francisco, o Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo final de semana de outubro (17 e 18), quer ser uma expressão fraterna de todo o povo, através da oração e da colaboração ao Fundo Universal de Caridade, que mantém projetos nas áreas da saúde, educação, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, atendimentos à família e formação missionária em todo o mundo.

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias organizam durante o mês de outubro a Campanha Missionária, com o objetivo de promover a animação e cooperação com os territórios de missão nos cinco continentes. No ano de 2019, a Igreja do Brasil contribuiu com o Fundo Universal de Caridade com a doação de um total de R$ 8.854.027,17.

Comunidades fazem a animação do mês missionário

Todas as arquidioceses, dioceses e prelazias receberam subsídios de animação missionária: novena, cartaz, oração e envelope para a coleta missionária, que é realizada no penúltimo final de semana de outubro, no Dia Mundial das Missões. De todo o recurso obtido, 80% destina-se à Congregação para a Evangelização dos Povos, em Roma, a qual mantém 1.050 Igrejas particulares, nas periferias mais necessitadas do mundo. Os 20% restantes ficam no Brasil na ajuda às Obras Missionárias e a projetos locais.

A oferta do Dia Mundial das Missões ajuda o Papa na obra de Evangelização nas Igrejas particulares (Obra da Propagação da Fé), na formação do clero local (Obra São Pedro Apóstolo), na educação de uma consciência missionária das crianças e adolescentes (Obra da Infância e Adolescência Missionária) e na formação missionária da fé dos cristãos (Pontifícia União Missionária).

Fonte: Vatican News